Lixão Municipal é preocupação popular

por thiago — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Ilton Campos e tendo ainda como membros os vereadores Zé da Estrada e Olímpio Antunes, atendendo apelo popular e pedido do presidente Hermes Martins Souto, procura solução definitivas para o enorme amontoado de lixo que se encontra nas proximidades dos Bairros Cidade Nova, Canãa, Cidade Nova e adjacentes.

Unaí, como toda cidade do mundo, vive as voltas com o problema de coleta e destinação final do lixo produzido diariamente. Somente em sua zona urbana são coletadas nada menos que 40 toneladas de lixo bruto por dia. Essa montanha de dejetos é depositada no lixão, uma área de 10 hectares localizada na saída Sul da cidade. Os problemas com o lixão existem há anos e vão desde a atração de insetos, animais peçonhentos e roedores, passando pelo mal cheiro e a eterna fumaça fétida que existe no local devido as queimadas diárias. Essa fumaça tem incomodado grande parcela da população urbana de Unaí (Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Iúna, Kamayura, Setor de Mansões Sul, bairro D' Lourdes entre outros da região), que tem reclamado aos órgãos responsáveis, pedindo uma solução. O presidente da Câmara Municipal, vereador Hermes Martins Souto, preocupado com a intensidade das reclamações e dos problemas que são causados única e exclusivamente pelo lixão, solicitou à Comissão de Meio Ambiente da Câmara que fizesse uma diligência para averiguar de perto a realidade.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Ilton Campos e tendo ainda como membros os vereadores Adriano Adjuto/Zé da estrada e Olímpio Antunes, estiveram recentemente verificando as reais condições do lixão e com farto material fotográfico e ainda depoimentos, colheu informações sobre o dia a dia do local. Dias depois, a Comissão esteve visitando a AREUNA (Associação Recicla Unaí), que em parceria com a Administração, faz a coleta seletiva do lixo, criando programas de incentivo para a separação adequada dos resíduos.

A próxima etapa do trabalho será a visita a uma unidade modelo, tendo sido escolhido em primeira mão a cidade de Uberlândia que prima por ter um dos melhores aterros sanitários do país e ainda uma certa proximidade e familiaridade com o município de Unaí e região. A Comissão esta em contato com a secretaria de Serviços e Obras da cidade de Uberlândia e deverá fazer a visita ainda nesta quinzena. Com o aval do presidente Hermes Martins Souto, a Comissão espera poder entregar ao Executivo ainda esse mês um relatório detalhado sobre as necessidades e as providencias a serem tomadas em relação ao lixão municipal. Espera dotar a Administração de recursos técnicos para que a mesma faça a sua parte executando da melhor forma possível e dentro da realidade do município, um aterro sanitário que dignifique o nome da cidade e que dê um basta as doenças que são causadas devido ao lixo, os insetos e a fumaça que diariamente penetra nas casas de centenas de famílias.

lixao11 lixao12
lixao5 lixao3