Legislativo viabiliza inclusão digital para a zona rural

Testos para jornais

Com o advento da internet que tornou o mundo globalizado, você pode se comunicar com todas as partes do planeta sem a necessidade de sair de casa. A conquista porém, se limita muitas vezes, a apenas centros urbanos, ficando os moradores da zona rural sem condições para esta comunicação. Preocupado com esta situação, o Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Euler Braga, entrou em contato com a empresa do Governo, SERPRO e com a de iniciativa privada ORBITEL, para que se viabilizasse uma parceria entre a Prefeitura Municipal, mais diretamente com a Secretaria de Educação, para que todas as unidades de ensino da zona rural pudessem também estar sintonizadas via internet com o resto do mundo. Em companhia do Vereador Euler Braga, foram visitadas todas as unidades de ensino da zona rural, onde os técnicos puderam verificar a situação geográfica da região, para que assim pudessem fazer um projeto voltado inteiramente para a realidade da mesma. A primeira etapa dos trabalhos já foram concluídos e se espera agora uma adequação em termos de valores para que o município de Unaí possa estar totalmente interligado o que facilitará em muito os trabalhos neste que é o segundo maior município do Estado, possuindo mais de 8 mil e 500 quilômetros quadrados. Para tanto, estiveram na sede do município no última semana, o senhor Luis Cláudio Mesquita, Coordenador Nacional de Inclusão Digital, que juntamente com sua equipe, mostrou a todos como seria o processo de colocação de sinais via antenas, que seriam recptados nas unidades de ensino espalhadas por toda a zona rural e urbana. Com a presença do Prefeito Municipal Antério Mânica, a Secretária de Educação Neuzani Soares Branquinho e a Assessora Especial de Gabinete Ana Mari, os técnicos explicaram a todos como seria o funcionamento e as facilidades de comunicação entre as unidades. Espera-se para em breve um pronunciamento do Executivo Municipal para a execução do projeto.