Legislativo homenageia os 25 anos da APAE

Em conjunto com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE de Unaí completa 25 anos e é homenageada pela Câmara. Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizado em todo o país e principalmente nas cidades que possuem unidades da APAE, portanto, nessa importante semana de conscientização diversos funcionários da APAE Unaí esteviram presentes na Câmara de Unaí

No dia 18 de agosto de 1985, nascia em Unaí mais uma unidade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE. Desprovida de tudo mas, com muita força de vontade e contando com pessoas capazes em seu comando, nascia então a pequena associação que iria cuidar das pessoas com necessidades especiais. Hoje, a APAE de Unaí é uma realidade e um exemplo para muitas outras unidades, tendo sido inclusive a incentivadora da criação de várias na região, amadrinhando e ensinando os primeiros passos a serem dados em prol de uma vida melhor para os portadores de necessidades especiais, uma vida melhor as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, como são denominados hoje.

PUBLICONestes 25 anos de história, 10 presidentes, alternando-se, estiveram no comando da associação. Cada um ao seu tempo soube desenvolver formas e métodos que permitiram a continuação dos trabalhos e também que a APAE de Unaí se firmasse como uma grande aliada de Governos.

Durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizado em todo o país e principalmente nas cidades que possuem unidades da APAE, o Brasil pode perceber e lembrar mais uma vez da necessidade de se ajudar com normas e metas essa parcela de nossa sociedade. Levando palestras e esclarecimentos, a APAE esteve junto aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, sendo que deste último, recebeu uma placa que demonstra todo o carinho, respeito e preocupação que esse Poder tem para com a nobre associação.

TANICANa tarde da última segunda-feira (23/08), a presidente Sebastiana de Souza Coimbra, conhecida Tânika, recebeu das mãos do presidente do Legislativo em Unaí, vereador Euler Braga, a aludida placa contendo os seguintes dizeres: 25 anos se passaram desde sua fundação e a APAE, unidade Unaí, hoje é uma realidade e uma referencia as demais do país. A Câmara Municipal, presente na data da inauguração, se orgulha de ter contribuído um pouco com esta bela história. A todas as diretorias e funcionários desde então, recebam o carinho e o agradecimento da comunidade unaiense por intermédio desta Casa de Leis. Parabéns a todos. Parabéns APAE pelos seus 25 anos de lutas e conquistas”

EULEREuler Braga falou sobre esse momento: “É de extrema importância valorizarmos e darmos todo o apoio possível a essa associação. As APAE'S, não só a nossa, mas as de todo o país, são parceiras importantíssimas junto as Administrações. Imagine uma Administração municipal como a nossa, ainda ter que cuidar das pessoas portadoras de necessidades especiais? Seria muito mais difícil. Deus abençoou as pessoas que criaram essa associação há pouco mais de 50 anos e abençoou ainda mais as pessoas de nossa cidade que a um quarto de século vem nos ajudando com nossas crianças e nossos jovens. Não vou nominar pessoas que foram e são importantes para a APAE, mas quero deixar aqui o meu abraço, o abraço do Poder Legislativo de Unaí, a todos os diretores, funcionários e colaboradores, em nome da saudosa Dona Celinha. Esta mulher foi e é um dos alicerces desta obra que com certeza irá durar por todo o tempo. A todas as pessoas que ajudam a APAE, o nosso muito obrigado e peço a você que ainda não conhece as unidades, que façam uma visita e que se permita encantar com as mudanças operadas pelos profissionais e pelos alunos que veem em cada novo dia, uma nova forma de viver. Um grande abraço a todos e que possamos comemorar muitos e muitos anos de lutas, trabalhos e conquistas junto essa grandiosa associação. Parabéns a todos e que Deus continue a nos abençoar”. Finalizou o presidente do Legislativo, vereador Euler Braga