Justiça Federal será instalada em Unaí

Comitiva de Unaí formada pelos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e ainda a OAB, fazem visitas a Belo Horizonte em busca de órgãos federais para o município. No dia 21 de maio, estiveram em Belo Horizonte, para audiências com o superintendente da Polícia Federal, Dr. Jerry Antunes de Oliveira, e com a Procuradora Chefe da Procuradoria Federal em Minas Gerais, Dra. Ivana Roberta Couto Reis Souza.

O município de Unaí foi recentemente, contemplado com a aprovação da Vara da Justiça Federal, sendo que o processo de instalação da mesma já se encontra em estágio bastante adiantado. A data para inauguração desta importante Vara Federal e do início dos trabalhos já está marcada: será em setembro do corrente ano.

No entanto, a percepção de que a instalação da Vara Federal em Unaí acarretará a demanda de serviços prestados por outros órgãos federais em toda a região do Noroeste incentivou uma comitiva formada por representantes do Poder Legislativo de Unaí, vereadores Euler Braga e Edimilton Andrade, o vice prefeito municipal, senhor José Gomes Branquinho, acompanhados pelo presidente da 27ª Subseção da OAB/MG, Dr. José Lindomar Coelho e ainda com o apoio do Judiciário através da diretora do Foro - Dra. Claudiana Silva de Freitas e membros da sociedade civil organizada. O objetivo maior das visitas marcadas pelo presidente da OAB de Unaí, Dr. Lindomar, foi tentar a viabilização da instalação neste município da Procuradoria Federal, da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, além do retorno da Receita Federal.

Reuniao1O primeiro e importante passo já foi dado. No dia 21 de maio, estiveram em Belo Horizonte, para audiências com o superintendente da Polícia Federal, Dr. Jerry Antunes de Oliveira, e com a Procuradora Chefe da Procuradoria Federal em Minas Gerais, Dra. Ivana Roberta Couto Reis Souza, a comissão mostrou mais uma vez a realidade do município sede regional, cidade polo, que possui todos os atrativos para se consolidar cada vez mais como o município referencia da região. Esta comissão contou ainda com o apoio da seccional da OAB Mineira, representada nas referidas audiências pelo Dr. Raimundo Cândido Júnior, do conselho Federal da ordem, pelo Dr. Adriano Cardoso da Silva, diretor do Departamento de Apoio às Subseções e ainda pelo Dr. Luís Felipe Silva Freire da Comissão de Informática. As audiências renderam resultados de importância imensurável para Unaí e todo o Noroeste Mineiro.

O Dr. Jerry Antunes de Oliveira afirmou que serão elaborados pela Superintendência da Polícia Federal um estudo e análises Superintendente PF-MGda região almejando a instalação de uma Delegacia de Polícia Federal tendo Unaí como sua sede. O Dr. Marcelo Eduardo de Freitas, Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, reforçou as palavras do Superintendente. Cabe ainda ressaltar que Unaí já é a sede da Região Integrada de Segurança Pública – RISP, fator que contribui positivamente para a viabilização da vinda da Polícia Federal.

Dra. IvanaContudo, mais satisfatória não poderia ter sido a audiência realizada com a Procuradora Federal Dra. Ivana Souza que, tendo recebido a comissão unaiense, ouviu a exposição dos motivos pelos quais a Comarca de Unaí necessita da Procuradoria Federal e, prontamente, deferiu o pleito. Em breve, a Procuradora fará visita a Unaí, visando à instalação da Procuradoria neste município e já adiantou que serão designados dois procuradores para a Comarca. Diante de todo o exposto, torna-se nítida a constatação de que Unaí e região serão imensamente beneficiadas por estes órgãos federais que são realidade em nosso meio. É também verdadeira a assertiva de que Unaí cresce e se desenvolve a largos passos, voltando à era do desenvolvimento, como é possível verificar através da aproximação entre os poderes que trabalham em união em prol do cidadão unaiense e da regional.

Reuniao

Unaí consta na relação de municípios de interesse do estado em termos de melhorias para sua comunidade também por encontrar-se em primeiro lugar no PIB Agropecuário de Minas Gerais, além de ser o celeiro natural de Brasília. É importante ressaltar que por ser uma região produtora rica e próspera, recebe também, em consequência da sua localização estratégica e do seu desenvolvimento, considerável leva de praticantes de delitos, os mais variados, colocando os cidadãos em situação de risco no tocante à segurança material e pessoal. Ademais, a sociedade civil organizada, o Poder Público de Unaí e a OAB estão de parabéns pelas conquistas alcançadas; pois, caminhando lado a lado realizam grandes avanços que têm por finalidade maior a distribuição de justiça e a concretização da paz social.