Informativo Semanal 573

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
15 de janeiro. Nesta data em 2013, Unaí completou 69 anos de emancipação Politica. A pequena vila às margens do rio das águas escuras cresceu nesse tempo. Hoje é polo regional e orgulha-se em produzir alimentos para o país. Unaí, terra de gente ordeira e trabalhadora. A Câmara Municipal de Unaí, abraça e confraterniza com todos os unaienses, nascidos aqui ou não, nesta data em que nos renova para um sempre recomeço. Parabéns Unaí, parabéns unaienses.








Aconteceu em Plenário

02ª Reunião Ordinária da Primeira Sessão Legislativa -

17ª Legislatura - Presidida pela Vereadora

Luciana Alves, em

16 de janeiro de 2013, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:


Fase Única:

Turno Único:


a) Requerimentos 1, 2 e 3/2013, de autoria do vereador Edimilton Andrade, que solicita as providências que especifica;

b) Requerimentos 4 e 5/2013, de autoria do vereador Thiago Martins, que solicita as providências que especifica;

c) Requerimentos 6,7 e 8/2013, de autoria do vereador Paulo Arara, que solicita as providências que especifica;

d) Requerimentos 9,10 e 11/2013, de autoria do vereador Ilton Campos, que solicita s providências que especifica;

e) Requerimento 12/2013, de autoria do vereador Thiago Martins que solicita o envio de Projeto de Lei, que tenda a estender para 6 (seis), meses a licença maternidade das servidoras públicas municipal.

Manifestação de Pesar:


A Câmara Municipal de Vereadores de Unaí, em Requerimento do vereador Edimilton Andrade, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares da senhora Ireni Pereira Ramos, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 02 de janeiro do corrente.

A Câmara Municipal de Vereadores de Unaí, em Requerimento da vereadora Luciana Alves, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares dos jovens Ailson Xavier Garcia, Enio Elias Rocha e Gabriel Nunes de Almeida, por seus lamentáveis falecimentos ocorridos no dia 11 de janeiro do corrente.

*Assuntos Relevantes do Dia & Assuntos de Interesse Geral *


Vereador Thiago Martins (PR), após os cumprimentos, o líder do PR, discordou da forma que foram divididas as comissões internas da Casa alegando o direito de seu partido em todas as comissões, assim como também o tem, o PSDB. Disse que irá entrar com um recurso administrativo caso não se corrija o erro. Em aparte o vereador Alino Coelho apoiou as palavras do colega e disse que o seu partido o PSDB, também repudia a ação. Ilton Campos do PSDB entrou em aparte e disse que preza pelo dialogo. Thiago Martins agradeceu aos apartes e disse que as comissões devem ser revistas e finalizou pedindo mais zelo por parte da Administração aos canteiros e praças da cidade que estão cheios de mato e lixo.


Vereador Netinho do Mamoeiro (PSB), cumprimentou a todos e falando como líder de Governo, lembrou que a nova Administração tem apenas 16 dias de instalada e que ela, a Administração, preocupa-se sim com a limpeza pública. Disse que o senhor Prefeito esta atento e que não irá deixar esse mandato em vão e que com o tempo o povo irá reconhecer. Pediu paciência ao povo e aos opositores, afirmando que em breve o município estará funcionando a 'pleno vapor'. Finalizou dando os parabéns pelas atividades alusivas ao aniversário da cidade (15/01).


Vereador Ilton Campos (PSDB), após cumprimentar os presentes deu os parabéns ao colega Netinho do Mamoeiro pela indicação de seu nome como líder de Governo na Casa. Espera ter um bom relacionamento e sugeriu ao colega que anote os pedidos que com certeza serão muitos como por exemplo corrigir a falta de água no bairro Bela Vista e ainda, verificar os novos procedimentos na Garagem a Prefeitura, que segundo informações, funcionários somente entram no pátio após a chegada do novo secretário. Não entende o procedimento e quer explicações.


Vereador Edimilton Andrade (PSD), cumprimentou a todos e disse ter estado na Garagem da Prefeitura na semana anterior e verificou as 'sucatas' recebidas pela nova Administração. Elogiou a postura do novo secretário, senhor Gilmar, e disse que a questão é em relação ao período da noite quando não tinha nenhuma determinação e entravam e saiam, qualquer um, a hora que queriam. Durante o expediente tudo continua normal. Sobre as máquinas encontradas, apenas três estão em estado de uso e disse que será muito difícil consertar as estradas com tão poucos recursos.

Vereador Paulo Arara (DEM), após os cumprimentos retornou à reunião anterior lembrando que um colega chamou os que não votaram em sua chapa de Judas, fazendo alusão ao traidor de Cristo. Paulo Arara defendeu sua posição ante a Mesa Diretora dizendo que a eleição foi limpa e justa e que maldizer colegas é não respeitar a opinião dos demais. Netinho do Mamoeiro em aparte apoiou ao colega e disse que democracia é liberdade de expressão e direito de opinar. Paulo Arara agradeceu ao aparte e finalizou pedindo o voto dos colegas para o cargo de segundo secretário que seria votado logo após a reunião ordinária.


Vereador Adilson da Saúde (PR), cumprimentou a todos e falou sobre as comissões da Casa e que não adiantou em nada as bancadas indicarem seus nomes. Disse que se é uma prerrogativa da Mesa Diretora, não deveriam ter enviado oficio aos partidos pedindo as indicações. Para ele foi um mal começo. Finalizou pedindo mais atenção para a Saúde dizendo que serviços emergenciais não podem parar e que o povo sofre até com a falta de seringas.


Vereador José Lucas (PR), após os cumprimentos, falou em nome dos estudantes das regiões do PA Jiboia e do distrito de Pedras de Marilândia que, em condições de cursarem o ensino superior, ficam privados de virem a cidade por falta de transporte. Lembrou que são pessoas que podem muito bem vir a servir Unaí futuramente e que estão sendo 'perdidos' por falta de um simples transporte. Pediu que fosse feito pelo menos um estudo sobre o abordado. Finalizou parabenizando Unaí pelo seus 69 anos de emancipação política.


Vereador Zé Goiás (PSDB), cumprimentou os presentes e lembrou que com muito orgulho e honra foi secretário de Transportes durante um ano. Disse ter dado muito de si, desenvolveu muitos trabalhos mas, admite que com as poucas máquinas que o município possui, fica quase que impossível arrumar todas as estradas a contento. Disse que pode ser qualquer um que assuma a pasta pois, sem máquinas, só mesmo Jesus Cristo para arrumar todas as estradas que precisam e deixar a população satisfeita. Finalizou dizendo que se o município não adquirir mais equipamentos, quatro anos serão poucos para a enorme demanda.


Vereador Eugênio Ferreira (PMDB), após os cumprimentos deu os parabéns ao novo presidente da Associação dos Agentes Penitenciários, senhor Fábio Junior Mendes, discorrendo sobre o seu apreço, carinho, respeito e compromisso para com os seus colegas de profissão. Deu também os parabéns a secretária de Cultura, Fátima Gonçalves, conhecida Fatinha, pela realização das festividades alusivas ao aniversário da cidade, parabenizando também a todos que a ajudaram na organização. Finalizou pedindo ao Governo que viabilize o maior número possível de atividades voltadas para os jovens com o proposito de tirá-los das ruas.


Vereador Paulo do SAAE (PSL), cumprimentando os presentes deu as boas vindas ao vice prefeito, Hermes Martins Souto, presente à reunião e ainda a secretária de Cultura, Fatinha. Parabenizou a ela e a todos de sua equipe pela realização do aniversário da cidade estendendo os cumprimentos também ao secretário de Esportes, Zé da Estrada. Falou das atividades que envolveu a população e espera, como prometido pela Administração, que no ano de 2014, aos 70 anos, Unaí receba uma grande festa.


Vereador Petrônio Nego Rocha (PSL), após os cumprimentos também deu os parabéns a secretária de Cultura Fatinha pelo esforço dela e de sua equipe em organizar as pressas as atividades que, de certa forma, atendeu as expectativas da comunidade. Parabenizou e espera para o próximo ano uma festa realmente a altura do município polo da região.


Espaço da Presidente:

Luciana Alves do PTB, agradeceu a presença de todos e falou sobre as comissões. Segundo ela, a Casa procurou atender a todos os partidos de forma igualitária e que poderia sim ouvir as sugestões dos colegas em relação a mudanças e garantiu que as comissões foram divididas sem partidarismo. Em outro assunto, deu os parabéns a Fatinha pela organização das festividades dos 69 anos de Unaí e disse ter sido uma pequena grande festa quando a Administração, nesse incio de governo, fez até mais do que esperado. A reunião teve seu término às 19 horas e 37 minutos.



EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#


Coordenação Geral: Presidente – Vereadora Luciana Alves

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal



Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida José Luiz Adjuto, 117 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.



Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 21 // JAN // 2013

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)

Fase Única:

Turno Único:


a) Votação em grupo dos Requerimentos 14 ao 56/2013 e Requerimentos 58 ao 81/2013, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam.


MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:



PROJETOS DE LEI:


44 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza o Poder Executivo a promover a concessão de direito real de uso de imóvel público que especifica à entidade Pequenas Missionárias 'Maria Rosa Mística' e dá outras providências;

45 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que autoriza ao Poder Executivo a promover a concessão de direito real de uso do imóvel público que especifica à Associação Beneficente Natal Justino da Costa e dá outras providências;

46 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso ao Banco de Cadeiras de Rodas e Muletas e dá outras providências;

47 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso à Associação Vivendo a Melhor idade, e dá outras providências;

48 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso à Associação dos Criadores de Pássaros de Unaí, e dá outras providências;

49 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso à Associação Muladeiros de Unaí, e dá ouras providencias;

50 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso do imóvel público que especifica à Associação Comercial e Industrial de Unaí, e dá outras providências;

51 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que autoriza o Poder Executivo a promover a concessão de direito real de uso do imóvel que especifica ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Unaí e dá outras providências;

52 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a promover a respectiva concessão de direito real de uso à Associação Unaiense de Proteção Animal e Ambiental e, dá outras providências;

53 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta e afeta os imóveis públicos que especifica;

54 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que desafeta e autoriza a alienação de imóvel que especifica, na modalidade legitimação de posse em favor de José Fernando Lopes e Maria Elizabete Lopes, e dá outras providências.


PRESTAÇÃO DE CONTAS:


003 – Prestação de Contas do ex- Prefeito José Braz da Silva, relativa ao exercício de 2002.

-----------------------------------******----------------------------------------- Câmara e Comunidade:




IPVA




Cidadão, você já verificou a data de vencimento do seu veículo?


Saiba que poderá pagar em três parcelas ou com desconto em conta única.


Pagando o seu IPVA em dia, você ajuda no desenvolvimento de sua comunidade. Não perca tempo e nem dinheiro.


Cumpra com o seu dever. Faça a sua parte.


Poder Legislativo – O Poder do Povo



Unaí - Minas Gerais – Quinta - Feira - 17 _ Janeiro _ 2013

Edição nº 573


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO