Informativo Semanal 538

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Abril. O mês das descobertas chegou. Abril se mostra a todos trazendo chuvas para a região, coisa anormal para os nossos que costumam se despedir das águas em março. 'Bão Tamém'. Água sempre é vida. A Câmara deseja que as chuvas tardãs não atrapalhem nossa fonte maior de riqueza, as áreas rurais, e que possamos todos, beneficiar-nos de mais essa dádiva. Que tenhamos mais um excelente período de trabalhos e sucessos.

Aconteceu em Plenário

10ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

09 de abril de 2012, realizada em sua Sede.


Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Turno Único:


a) Redação Final ao Projeto de Lei 1/2012, de autoria do vereador Thiago Martins, que institui o 'Dia Municipal do Profissional do Programa Saúde da Família - (PSF), e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 177, 178, 180, 181, 182, 183, 184, 185 e 186/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Moção de Congratulação 6/2012, de autoria do vereador Euler Braga para com o senhor Raimundo Messias Júnior, em razão de sua posse no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, ocorrida no dia 26 de março do corrente ano.

**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou a todos e falou sobre o recapeamento de ruas no bairro Santa Rita. Segundo o vereador, as ruas não precisariam ser restauradas agora e que, o dinheiro gasto, poderia muito bem resolver outros problemas da comunidade. Lembrou ruas do bairro Cachoeira que ainda não foram beneficiadas e também falou sobre os canteiros que deveriam ser retirados como prometido. Para Paulo Arara a Administração esta favorecendo a área central e bairros do grande centro e deixando de lado os bairros periféricos. O parlamentar falou ainda sobre as caçambas que servem como deposito provisório de lixo. Falou que as mesmas foram recolhidas mas o lixo derramado no local ficou lá do mesmo jeito, ninguém da Administração percebeu que o lixo derramado precisaria ser recolhido. Para ele é pouco caso com os moradores locais e com a cidade como um todo. Pediu decência e providências.


Vereador Olímpio Antunes (PSB), após os cumprimentos mais uma vez reclamou da perda pela Administração das emendas oriundas do gabinete do então deputado Silas Brasileiro. Segundo o parlamentar, o governo municipal distribuiu no bairro Mamoeiro, panfleto falando sobre as emendas e dizendo que a culpa do não aproveitamento das verbas foi do ex deputado. Perguntou onde estão as creches, as quadras, o asfalto? Disse que se as emendas conseguidas pelos vereadores não servem para a Administração, que ela envie seus assessores em busca de recursos e os utilize. O parlamentar quer apenas ver os problemas das comunidades sendo resolvidos e ele, o povo, no meio disto tudo, sempre acaba por perder.


Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentando a todos perguntou ao colega Olímpio Antunes se ele tinha um desses aludidos panfletos em sua posse. Disse que sem provas, o homem deve medir suas palavras e começou a enumerar os benefícios recebidos pelos bairros à margem esquerda do rio Preto. Lembrou que o governo municipal, mesmo não fazendo tudo, foi o que mais fez por esses bairros e ainda fará muito mais até o término de seu mandato. Em outro assunto convidou a todos para as comemorações da 2ª Festa de São João Operário, no bairro Novo Horizonte, que contará com missas diárias alem dos tradicionais comes e bebes. A renda será para a ampliação da Igreja. Deu os parabéns à Administração pelo inicio do asfalto no bairro Riviera Park e finalizou dizendo que apesar das criticas, Unaí cresce além das demais cidades da região, consolida-se como polo e deve ser orgulho de seus moradores.


Vereador José Inácio (PMN), cumprimentou os presentes e informou que o senhor Prefeito, mais uma vez em seu programa semanal de rádio, falou mal dos vereadores que não aprovaram o projeto de 3 milhões que seriam para a compra de máquinas pesadas. Lembrou que a Administração paga mensalmente cerca de 200 mil a máquinas alugadas desde 2005 e que, se esse dinheiro ou apenas 100 mil tivessem sido poupado ao mês, dariam hoje quase 8 milhões, dinheiro suficiente para várias máquinas mas, o senhor Prefeito, segundo o vereador, prefere pagar aluguel, querendo assim ganhar o voto dos que alugam. Em outro assunto perguntou onde esta o dinheiro que era para a estrada da Palmeirinha? Para José Inácio, o senhor Prefeito não administra o município com competência, sabe que esta errado e ainda vai a rádio e fala ao povo que seis vereadores são contra Unaí. Para ele, o senhor Prefeito precisa ter vergonha em mentir para a população. O parlamentar disse que a Câmara não tem culpa da incompetência do governo municipal e para ele, Unaí não tem prefeito pois só aparece o vice. Finalizou dizendo que se o senhor Prefeito não quer governar, que abra mão, que renuncie, mas não atrapalhe mais o desenvolvimento do município.


Vereador Tadeu (PMDB), após os cumprimentos mostrou-se preocupado com a situação dos moradores do bairro Santa Clara que não tem como provar e nem saber ao certo seus endereços por as ruas não terem nomes e muito menos as casas serem numeradas. Pediu a Administração que tome providências uma vez que aquele povo sofrido, que vive longe, sem nenhum conforto, na lama e na poeira, precisa pelo menos ter um endereço completo. Em outro assunto disse que o asfaltamento total do bairro Riviera Park deve-se tão somente a exigência do órgão financiador que prioriza comunidades como um todo e não partes de bairros como queria a Administração em seus estranhos projetos de asfaltar cinco ruas em um bairro, quatro em outro... Disse não ser benevolência de 'senhor ninguém', que estão apenas cumprindo determinações contratuais.


Vereador Edimilton Andrade (PSD), cumprimentou a todos e mostrou-se muito satisfeito com o asfaltamento de duas ruas no povoado de Boa Vista no que agradeceu a Administração. Olímpio Antunes em aparte, disse que o colega não tem que agradecer nada ao senhor Prefeito e sim ao deputado Inácio Franco que enviou as verbas. Edimilton Andrade agradeceu ao aparte e disse que sabe muito bem da participação do deputado, que lógico que iria agradecê-lo de forma especial e ainda, que reconhece sim e parabeniza o esforço do município em fazer a sua parte para a conclusão final da obra, além da conhecida contra partida do município. Agradeceu ainda a TAMASA e disse que o deputado Inácio Franco virá a Unaí para a entrega oficial do asfalto a comunidade de Boa Vista. Disse que os deputados que aqui tiveram votos, se cada um deles colocasse pelo menos uma emenda para o município, Unaí estaria bem melhor, por isso, os votos devem ser concentrados em quem realmente faz por merecê-los. Finalizou falando sobre o asfaltamento do bairro Riviera Park agradecendo ao senhor Prefeito, ao vice Branquinho, a TAMASA e aos moradores do bairro, dizendo que o Riviera com certeza será um dos melhores locais para se morar na cidade.


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PPL), após os cumprimentos agradeceu aos colegas pelo apoio ao receberem o deputado federal José Humberto que esteve na Casa na semana anterior. Disse que o federal quer mostrar serviço e que ainda esse ano colocará emenda em beneficio de Unaí. Em outro assunto, o parlamentar disse que foi procurado pelo proprietário do Posto Amado, antigo Posto Unaí, e que o mesmo relata que vem tendo dificuldades com denúncias de que estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Zé da Estrada disse ter ficado no local e verificado que os menores compram bebidas em um mercado próximo e as consomem na rua, ao lado dos carros, em frente a loja de conveniências. Edimilton Andrade em aparte, disse também ser comerciante e sabe que fica quase impossível o proprietário inibir ou deter os jovens. Adriano Adjuto perguntou onde esta o Conselho Tutelar nesse momento? Onde esta a Polícia? Pediu que o local seja fiscalizado e assim, comprovada a inocência do proprietário.


Espaço do Presidente:


Hermes Martins Souto do PV, cumprimentou a todos e lembrou que cerca de dois anos foi aprovado na Casa, projeto para asfaltamento e modernização do município e que agora, a Administração começa a mostrar o serviço. Disse que mais uma vez é hora de todos os vereadores serem fiscais desta obra, verificando de perto seu andamento para que não ocorra o que foi visto no bairro Zé Pedro quando o município perdeu dinheiro por ter que refazer o asfalto de uma rua inteira. Parabenizou o inicio e espera que os trabalhos ocorram normalmente. A reunião foi encerrada às 17 horas e 04 minutos.




EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 16 //ABR //2012

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)


Fase Única:



a) Votação dos Requerimentos 188, 189, 190, 191, 192 e 193/2012,


de autoria do senhores vereadores que solicitam as providências


que especificam;






b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 7/2012, de


autoria do vereador Edimilton Andrade para com a diretoria do


Sindicato Rural de Unaí, recentemente eleita para o triênio


2012/2015.




MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

REQUERIMENTOS:


096 – De autoria de Vereadores - Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizadas na cidade de Unaí a partir do ano de 2009.


PRESTAÇÃO DE CONTAS:


001 – Prestação de Contas do Senhor Prefeito Municipal Antério Mânica, relativa ao exercício de 2007.



--------------------------------------****-------------------------------------



ATENÇÃO PEQUENO


PRODUTOR RURAL



O Governo Federal por determinação da

presidente Dilma, estará em Unaí nesta próxima

sexta-feira, dia 13 de abril, às 13 horas na

Câmara Municipal de Unaí, quando seus

técnicos irão mostrar aos presentes as

facilidades em adquirir crédito para a construção

de casa residencial em zona rural.


O programa atenderá somente pequenos e

médios proprietários, com terrenos de no

máximo 260 hectares. Com o único interesse de

oferecer melhor condição de vida aos moradores

da zona rural, do valor emprestado que será de

25 mil, o beneficiário deverá pagar somente 1

mil e ainda em quatro parcelas anuais de 250

reais.


É realmente uma boa oportunidade e para você

saber mais, venha a Câmara nesta sexta-feira e

veja as condições impostas para que você

possa também ser beneficiado com mais esta

ajuda do governo federal. A Câmara Municipal

estará presente dando a você todo o suporte

necessário. Compareça e conheça mais sobre

esse grande programa que com certeza irá

mudar o visual das casas rurais e principalmente

dar mais conforto as famílias.


Venha e participe. O lucro é todo seu.


Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 11 _ Abril _2012

Edição nº 538


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO