Informativo Semanal 537

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
A Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, é a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa e é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. A Câmara Municipal, respeitando a todos, deseja uma semana cheia das bençãos. Que assim seja.

Aconteceu em Plenário

09ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

02 de abril de 2012, realizada em sua Sede.


Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Segundo Turno:


a) Projeto de Lei 1/2012, de autoria do vereador Thiago Martins, que institui o 'Dia Municipal do Profissional do Programa Saúde da Família - (PSF), e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 167 ao 176/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Moção de Congratulação 5/2012, de autoria do vereador Edimilton Andrade para com o senhor Valdson dos Reis Azevedo, em razão dos relevantes serviços prestados aos nossos munícipes na qualidade de atendente, exercendo as atribuições de coordenador da manutenção informática do Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado.



Manifestação de Pesar:


A Câmara Municipal de Unaí, em Requerimento do vereador Thiago Martins com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do senhor Dilson Torres Ferreira, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 30 de março do corrente.

A Câmara Municipal, em Requerimento do vereador Edimilton Andrade, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do senhor Francisco de Assis Amaral, assim como também, aos familiares do senhor Saint Clair Eduardo Sobrinho, pelos seus lamentáveis falecimentos ocorridos no dia 30 de março do corrente.



**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou a todos e estando atento as palavras do presidente Hermes Martins Souto (ver Espaço do Presidente), disse que foi procurado por moradores da região do Barreirinho e que lá a situação é a mesma. Em outro assunto lembrou que ha meses vem falando sobre a não coleta das caçambas que recebem o lixo dos locais onde são instaladas e com isso, o lixo derrama, espalha por todo o local e ainda vai em direção as correntes de água. Perguntou onde esta a secretaria do Meio Ambiente que não vê uma atrocidade destas? Falou também sobre os pneus que foram colocados na grota da Taquaril em alusiva contenção ao desmoronamento mas, como previsto por muitos e várias vezes debatido na Câmara, os pneus não resolveram nada e nem existem mais. Segundo o vereador, foram todos parar dentro do rio Preto no que ele pergunta novamente: Quem irá tirá-los agora? Finalizou dando os parabéns ao Dr. Altir e sua diretoria por vencerem eleição de seu sindicato desejando sucessos a todos e pediu ao líder de Governo, Thiago Martins, que apresentasse a todos os nomes dos novos secretários municipais.


Vereador Ilton Campos (PSDB), após os cumprimentos e tendo estado na Casa a professora Carmem Latini, que fez uso da palavra de forma não convencional, disse que problemas não se resolvem com atritos. Edimilton Andrade em aparte intitulou de no mínimo, deselegante a atitude da professora que falou sem ser chamada e ao final de suas mal compreendidas colocações ausentou-se do plenário. Ilton Campos disse entender a situação, não aprova os atos mas entende o nervosismo da classe uma vez que seus pedidos parecem ser ignorados pelos governantes e lembrou que o que o Legislativo pode fazer o faz, mas quem resolve são escalões bem maiores onde somente podem pedir sem nenhum poder de mando. O parlamentar falou também sobre o Forum local que pena por falta de magistrados. Disse que os trabalhos estão sobrecarregados e que, se por ventura um Juiz adoecer, a Comarca sofrerá como um todo. Pediu apoio, providências e irá encaminhar ofícios. Parabenizou ao Dr. Altir de Souza Maia por ganhar a eleição e ao Hélio Machado por fortalecer a democracia.


Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentando a todos lamentou a saída dos professores do plenário e por não terem ouvido as demais discussões sobre o município, mostrando assim, que eles como a maioria, infelizmente só se preocupam com os seus próprios problemas. Lamentável. Falou sobre reunião no gabinete do senador Aécio Neves da qual participou quando em comitiva, a Administração, ANMECC e parceiros foram levar ao senador projeto do hospital regional a ser construído em Unaí. Ressaltou que o vereador Euler Braga, não presente a reunião, justamente por estar em Belo Horizonte, quando desta feita, o projeto será entregue ao secretário de Saúde de Minas, Antônio Jorge, a pedido do senador. Todos estão muito satisfeitos e otimistas com o resultado dos trabalhos. Finalizou falando sobre reunião com o vice presidente da CEMIG, Arlindo Porto, que irá resolver o problema de falta de energia elétrica durante as festividades de Santo Antônio do Boqueirão.


Vereador Olímpio Antunes (PSB), cumprimentou os presentes e mostrou-se chateado com a perda das emendas oriundas do então deputado federal Silas Brasileiro. Não sabe o motivo mas é certo que o dinheiro será perdido, devolvido ao governo federal por falta de empenho da Administração. Disse que Garapuava, assim como os demais distritos, foram esquecidos pelo governo e o que se vê, são desmandos por todo lado. Lembrou que foi criticado na semana anterior quando alegaram que quando foi secretário de Obras não resolveu o problema do lixão municipal. Respondeu que entregou o local devidamente organizado, com o lixo todo envelopado e dentro das normas e, que se existem mal feitos hoje, não é sua culpa e sim falta de seriedade com a causa.


Vereador Edimilton Andrade (PSD), após os cumprimentos também deu os parabéns ao Dr. Altir de Souza Maia e sua diretoria por vencerem as apertadas eleições para o sindicato rural de Unaí, classe patronal. Desejou um bom trabalho e que tenham mais respeito para com o próprio sindicato e seus sindicalizados. Falou novamente sobre o programa 'Minha Casa Minha Vida - Rural', programa esse que irá financiar construções de casas na zona rural. Com condições de pagamento que qualquer proprietário rural poderá pagar, a apresentação do programa em Unaí esta marcada para o dia 13, uma sexta-feira, às 13 horas no plenário da Câmara. Edimilton Andrade pediu aos colegas que levassem a mensagem a maioria das pessoas aptas a entrarem no programa e disse que não quer os méritos para ele, que o programa é muito bom e que deve ser utilizado por todos seus colegas, que devem informar a seus parceiros dessa nova oportunidade oferecida pelo governo Federal que quer melhorar as condições de moradia dos que vivem na zona rual.



Espaço do Presidente:


O presidente Hermes Martins Souto do PV, cumprimentando os presentes, falou sobre um problema que para ele, enquanto não acontecer um acidente mais grave, não será notado pela Administração. Foi procurado durante a semana por moradores da região do Aldeia que cobraram ações do município em relação ao transporte escolar oferecido. Na manhã de sábado, o presidente foi chamado a ver com os próprios olhos, um acidente envolvendo um ônibus escolar que caiu em um mata burro e, se não fosse um moirão a sustentá-lo, o veiculo teria tombado e no mínimo machucado alguns dos alunos. Lembrou que o assunto já vem sendo discutido na Câmara, inclusive com a visita da Comissão de transportes da Casa à região do Curral do Fogo, próximo ao Aldeia, que constaram as irregularidades e encaminharam pedidos ao Executivo para as devidas providência mas, como pode ser visto, nada foi feito e as crianças e adolescentes que precisam ir a escola tem, todos os dias, duas aventuras a percorrer. O presidente finalizou falando que não adianta também ter veículos novos se não é oferecido estradas trafegáveis. Um problema puxa o outro mas ambos precisam serem resolvidos. Finalizada às 18 horas e 44 minutos.



EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 09 //ABR //2012

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)


Primeira Fase:

Segundo Turno:



a) Discussão e votação do Parecer que dá Redação Final ao


Projeto de Lei 1/2012, de autoria do vereador Thiago Martins, que


institui o Dia Municipal do Profissional do Programa de Saúde da


Família (PSF), e dá outras providências.



Segunda Fase:




a) Votação dos Requerimentos 177, 178, 181, 182, 183, 184, 185 e


186/2012, de autoria do senhores vereadores que solicitam as


providências que especificam;



b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 6/2012, de



autoria do vereador Euler Braga, para com o senhor Raimundo


Messias Junior em razão de sua posse no cargo de


Desembargador no Tribunal de Justiça o Estado de Minas Gerais,


ocorrida no dia 26 de março de 2012.



MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

REQUERIMENTOS:


096 – De autoria de Vereadores - Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizadas na cidade de Unaí a partir do ano de 2009.

PRESTAÇÃO DE CONTAS:


001 – Prestação de Contas do Senhor Prefeito Municipal Antério Mânica, relativa ao exercício de 2007.


--------------------------------------****-------------------------------------



SEMANA SANTA


A Sexta-Feira Santa, é também chamada de

Sexta Feira da Paixão, e é a sexta-feira que

ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia

que os cristãos lembram da crucificação de

Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado

móvel, assim como a Páscoa.


Nesta data, existem diversos rituais religiosos e

a Igreja aconselha os fiéis a fazerem algum tipo

de penitência, como jejum e a abstinência de

carne e qualquer outro ato que se refira ao

prazer. É comum que os Católicos façam

promessas nesse dia, além de deixar de comer

seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de

fazer coisas que gostam muito nesse dia, como

penitência.



Origem da Sexta Feira Santa

Segundo os cristãos, a ressurreição de Cristo

aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã,

de acordo com o calendário hebraico. Essa

tradição refere ser esse o terceiro dia desde a

morte, pois contando a partir do domingo, e

sabendo que o costume judaico, contava o

primeiro e o último dia, seria então em uma

sexta-feira o dia da morte de Cristo.



Poder Legislativo – O Poder do Povo



Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 04 _ Abril _2012

Edição nº 537


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO