Informativo Semanal 532

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Ano bissexto. Somente daqui a quatro anos, novamente teremos um fevereiro com 29 dias. Que nestes próximos quatro anos, você possa trassar uma meta e, quando findado o tempo, perceber o crescimento das ações. Tudo depende do seu esforço. A Câmara Municipal deseja um feliz mês de março a todos.

Aconteceu em Plenário

04ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

27 de fevereiro de 2012, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Primeiro Turno:


a) Projeto de Lei 64/2011 (devidamente emendado), que cria assessoria; altera dispositivos da Lei 2.281, de 24 de março de 2005, que 'dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Unaí e dá outras providências', cria gratificação, cargo, concede reajuste; e altera dispositivos da Lei 2.283, de 13 de abril de 2005, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Câmara Municipal de Unaí', estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos .. ' , e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 69 ao 76 e 78 ao 81/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Requerimento 82/2012, de autoria do vereador José Inácio que solicita ao senhor Prefeito Municipal, as informações que menciona;

c) Moção de Congratulação 1/2012, de autoria do vereador Edimilton Andrade para com o doutor Joaquim Tomas da Silva, em razão de sua reeleição ao cargo de diretor clínico do Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado, no dia 01 de fevereiro do corrente;

d) Moção de Congratulação 2/2012, de autoria do vereador Edimilton Andrade para com o doutor Marcelo Torres Chaves, pelos relevantes serviços prestados aos nossos munícipes na qualidade de fisioterapeuta da Clinica Reabilitar.

**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentando a todos e, tendo a Casa recebido 'abaixo assinado' dos moradores do bairro Bela Vista pedindo a não colocação de um quiosque de lanches na principal praça do bairro, disse que defenderá a causa e, se os moradores em sua maioria realmente não quiserem o benefício, não será difícil à Administração colocá-lo em outro bairro. Recebeu oficio do gabinete do deputado federal Padre João, no qual ele relata o elevado índice de casos de câncer em Unaí e região e, preocupado com os fatos, pede providências e respostas, lembrando a audiência pública estadual realizada em Unaí que não oficializou nada do que foi discutido. Finalizou dizendo-se satisfeito com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que aprovou a Lei da Ficha Limpa, quando o país dá um importante passo rumo à moral a honestidade e aos bons costumes.


Vereador José Inácio (PMN), após cumprimentar os presentes falou com satisfação sobre a entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (27/02), pelo seu irmão, deputado estadual Delvito Alves, que se colocou como pré candidato a prefeito nas eleições de outubro. Disse que após muito relutar, mesmo o deputado reconhecendo que para Unaí seria melhor continuar tendo um deputado em tempo integral na Assembleia, colocou-se a disposição para entendimentos, sabedor que é, de que somente com oposição totalmente unida terão chances de êxito. José Inácio disse que com coragem e querendo mudança, o deputado coloca o seu nome a disposição do povo e ele, o vereador, fica feliz em saber que Unaí terá um candidato que pode mostrar dezenas de reconhecidos serviços prestados ao município e a região.

Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou os presentes e mostrou-se preocupado com o fechamento da barragem na PCH Unaí Baixo. Disse ter observado o nível do rio Preto, que o mesmo esta baixo e, se fecharem as comportas dessa nova barragem, ficará ainda pior. Disse ter entrado em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e lá não obteve informações. Edimilton Andrade entrou em aparte e disse ser uma preocupação muito grande a levantada pelo colega, uma vez que Unaí já viveu momentos tristes quando do fechamento da barragem de Queimados e disse ainda, que tem a informação de que apenas 25% do volume de água será represado, preservando o fluxo das correntes d'água. Paulo Arara agradeceu ao aparte e, assustado com o nível do rio, pediu autorização ao presidente Hermes Martins Souto para poderem, em comitiva, fazer uma visita ao local. Finalizou dizendo que as eleições se aproximam e que o seu pré candidato, Valdivino Guimarães, já se posicionou ha mais de duas semanas e que agora estão apenas aguardando os acontecimentos para que após as convenções, possam realmente levar nomes aos eleitores.

Vereador Edimilton Andrade (PSD), cumprimentando a todos deu os parabéns ao Movimento de Cursilho, que realizou neste final de semana no Frei Tito, uma animada seresta. Com a presença dos músicos Geradinho e William, aconteceu uma noite de confraternização, uma festa realmente família onde todos divertiram-se em harmonia. Parabenizou aos presentes e aos organizadores. Voltando às barragens, mostrou-se preocupado com a PCH Unaí Baixo e ainda com a outra usina que será construída e, mesmo sabendo e reconhecendo os benefícios das mesmas, reconhece ainda mais os benefícios diretos dos rios, que são a razão de toda e qualquer vida orgânica. Pediu aos responsáveis que estejam 100% conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente, sua fauna e flora.


Vereador Olímpio Antunes (PSB), cumprimentou a todos e, também com alegria, falou sobre a pré candidatura à prefeito do deputado Delvito Alves. Disse estar presente ao evento toda a imprensa, centenas de pessoas, homens, mulheres, idosos, crianças, todos querendo mudanças. Nascido e criado em Unaí, quer somente o melhor para todos e por isso, como membro do PSB, declarou o seu apoio e o de sua família ao deputado.


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PMDB), após cumprimentar os presentes, mostrou-se preocupado em relação de como estão sendo aplicados os recursos conseguidos por ele, via o deputado Jaiminho Martins, para a construção de uma praça às margens do córrego Canabravinha. Disse ter ido ao local e o que viu foi desmando e desleixo. Falou de tijolos esparramados, de areia por todos os cantos e ainda, que no local que deveria ser a praça, foi assentada uma academia popular. Pede respeito e comprometimento com o dinheiro público e que o mesmo, seja realmente utilizado para o fim que foi proposto. Finalizou falando mais uma vez sobre os perigos acontecidos na BR 251, trecho Unaí/Brasília, na altura da região do Marajó. Somente neste fim de semana, segundo o vereador, foram mais quatro assaltos. Pediu atenção aos motoristas e, proteção aos órgãos responsáveis.


Espaço do Presidente:


Hermes Martins Souto, do PV, atento à reunião, disse aos seus colegas que a Comissão de Meio Ambiente da Casa esta a disposição para que se verifique os fatos na PCH Unaí Baixo, deixando a disposição da mesma todas as condições para o desenvolvimento do trabalho. Falou sobre a pré candidatura do deputado Delvito Alves, dizendo que Unaí precisa de um prefeito que tenha uma história política, que conheça o município e as necessidades de seu povo. Que conheça a zona rural, os distritos, povoados, vilas e, principalmente, saiba falar a língua do povo e entendê-lo. Disse que o bom trânsito do deputado em Belo Horizonte nestes dois mandatos como deputado, o habilita a ter sempre portas abertas na capital mineira e disse ainda, que não pode sentar na cadeira de prefeito de Unaí, uma das 30 maiores cidades do estado, uma pessoa que nunca fez nada pelo município. Ponderado, disse que ainda precisarão de muita conversa, muita união e que todos que se dizem da oposição, não podem nesta hora decisiva, brincar de fazer política. A reunião teve seu término às 18 horas e 15 minutos.



EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 05 //MAR //2012

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)

Primeira Fase:

Segundo Turno:



a) Discussão e votação do Projeto de Lei 64/2011 (devidamente emendado), que cria


assessoria; altera dispositivos da Lei 2.281, de 24 de março de 2005, que 'dispõe


sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Unaí e dá outras


providências', cria gratificação, cargo, concede reajuste; e altera dispositivos da Lei


2.283, de 13 de abril de 2005, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e


Carreiras da Câmara Municipal de Unaí', estabelece normas gerais de


enquadramento, institui nova tabela de vencimentos .. ' , e dá outras providências.



Segunda Fase:



Turno Único:




a) Votação dos Requerimentos 83 ao 99/2012, de autoria dos senhores vereadores


que solicitam as providências que especificam.



MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

PROJETOS DE LEI:


1– De autoria do vereador Thiago Martins que institui o Dia Municipal do Profissional do Programa de Saúde da Família (PSF), e dá outras providências;

2– De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.663, de 30 de junho de 2010, que estabelece o perímetro urbano da sede do município de Unaí;

3– De autoria do senhor Prefeito Municipal, que denomina de 'Francisco de Assis Versiani” o bem púbico que menciona;

PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS:


001 – De autoria do vereador Paulo Arara que concede diploma de Mérito Empresarial à empresa Unaí Alinhamento e Balanceamento.

PETIÇÔES :


011Altino Pereira Gonçalves – Denuncia irregularidades no transporte escolar de alunos da região denominada Mata Velha, neste município;

014Vilmar Ferreira de Almeida – Solicita apuração de responsabilidade do Município de Unaí, pelo óbito do servidor público municipal, Sinval Ribeiro dos Santos;

015Cléver Mendes do Nascimento – Denuncia a péssima condição de tráfego das estradas rurais que passam pela região da Fazenda Sapezal, bem como as precárias condições dos ônibus escolares que trafegam naquela região;

---------------------------------------****----------------------------------------

Campanha daFraternidade



2012



Tema: Fraternidade e saúde Pública.


Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.

(Cf, Eclo 38,8)



Todos os anos durante o período quaresmal,


tempo de conversão, a CNBB (Conferência


Nacional dos Bispos do Brasil), realiza a


Campanha da Fraternidade, que tem por


objetivo despertar a solidariedade de seus


fiéis e de toda a sociedade em relação a um


problema concreto que envolve toda a nação,


buscando uma solução para o mesmo. Para o


ano de 2012, a CNBB sugeriu o tema


"Fraternidade e Saúde Pública" e o lema


"Que a saúde se difunda sobre a terra"



A Câmara Municipal, como todos os anos,


desde a década de 1940, compreende, ajuda


e auxilia nos trabalhos desta grandiosa


campanha. Que possamos, todos nós, atingir


os objetivos coletivos.


Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 29 _ Fevereiro _ 2012

Edição nº 532


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO