Informativo Semanal 488

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Otimismo. É o que percebe-se em todos os movimentos políticos ou não em Unaí. A expectativa de dias melhores ditas pela Administração, faz com que todos se sintam mais confiantes em produzir. A Câmara Municipal, deseja que todas as frentes, todas as siglas e organizações possam continuem fazendo a sua parte para o engrandecimento de nossa querida Unaí. Que assim seja.

Aconteceu em Plenário

02ª Reunião Ordinária da Terceira Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador Hermes Martins Souto em

14 de Fevereiro de 2011, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas :

Primeira Fase:

Primeiro Turno:


a) Projeto de Lei 58/2010, de autoria do vereador Adriano Adjuto/Zé a Estrada, que institui o Dia Municipal do Mototaxista e, dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Aprovados os Requerimentos 1 ao 3, 5 ao 16 e 18 ao 21/2011, de autoria dos senhores vereadores que solicitam providências que especificam;

b) Aprovado o Requerimento 17/2011, de autoria do vereador Hermes Martins Souto que solicita as providências que especifica.



*Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral*

Vereador Edimilton Andrade (PP), cumprimentou a todos e chamou a atenção da secretária Municipal de Desenvolvimento e Ação Social, senhora Luciana Navarro, para um assunto antigo na Casa de Leis que é a incômoda presença de mendigos e menores infratores nas ruas da cidade. Disse que vários desses elementos não se limitam em pedir e passam a ameaçar pessoas e comércios. Lembrou que é um problema social e que a pasta responsável pela ação deve se manifestar a contento pois, como é sabido, o problema é antigo. Em outro assunto, falou que esteve em Belo Horizonte na ultima semana, juntamente com os colegas Paulo Arara e Olímpio Antunes, quando no gabinete do deputado Inácio Franco, pediu inventivos financeiros para o município. Finalizou pedindo solução para as estradas destacando a região do distrito do Boqueirão.

Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentou a todos e parabenizou aos membros da Imprensa pelo Dia do Repórter (15/02), discorrendo sobre o trabalho de se levar informação a todos. Sobre os mendigos e menores, disse que como líder de Governo, irá levar a preocupação ao Executivo e lembrou que realmente o problema é antigo e ao mesmo tempo delicado, uma vez que os pedintes e menores, também são seres humanos e, as vezes, melhores amparados pela Lei do que os demais cidadãos comuns. Em outro assunto, disse ter recebido carta da senhora Dalva, moradora do bairro Cachoeira, que relata vários problemas naquela localidade pedindo providências. Thiago Martins discorreu sobre a carta, que foi recebido por todos os vereadores, e disse que enviará uma cópia ao senhor prefeito para as devidas providências. Finalizou falando sobre sua visita ao gabinete do deputado federal Bernardo Santana na semana anterior onde discutiram três questões básicas: a grota da serra do Taquaril, melhores procedimentos na liberação de verbas pela Caixa Econômica Federal (CEF), em relação a emendas federais e ainda, a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Água Branca.

Vereador Paulo Arara (PSB), após os cumprimentos comungou com os colegas sobre as condições das estradas rurais dizendo que a maioria esta precisando de reparos. Deu como exemplo a estrada que liga Unaí ao Boqueirão via Natalândia que, devido as condições, leva-se horas para transcorrer pequenos percursos. Pediu mais atenção. Em outro assunto falou sobre o bairro Cachoeira, bairro esse com mais de 15 mil moradores e que, para o vereador, não recebe nenhum incentivo por parte da Administração. Falou das ruas que precisam ser revisadas e tirados os canteiros, falou da falta de um posto de Saúde decente, falou das dificuldades em termos de lazer e esportes e disse ainda que um bairro histórico como o Cachoeira, não pode ser esquecido por nenhuma Administração. Finalizou pedindo que os 3 milhões que já devem estar nos cofres municipais sejam utilizados, pelo menos parte dele, em benefícios para o bairro onde mora e defende.

Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PMDB), cumprimentou a todos e também falou sobre o problema dos pedintes em Unaí. Disse que recebeu a reclamação do senhor Ilídio, proprietário de um comércio na saída para Brasília e que, diariamente, tem problemas com pedintes em seu estabelecimento. Segundo o proprietário, existe um indivíduo por exemplo que chega, pede alguma coisa e, se não atendido, se despe na frente dos demais que estão no local. Acha um absurdo e pede soluções antes que alguém tome uma providência maior. Para o parlamentar, o problema deve ser visto e analisado pela secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, reicaminhando os pedintes de outras localidades para suas cidades de origem e verificar de perto qual o verdadeiro problema dos moradores da cidade, analisando o que levou o mesmo a morar nas ruas e se tornar um pedinte. Zé da Estrada finalizou reclamando do jornal Tribuna de Unaí e Região que trouxe como matéria de capa, fotos e nomes de deputados votados em Unaí. O parlamentar acusou que os nomes e as fotos dos deputados federal, Jaiminho Martins e Marcos Montes, votados e com representantes no município não figuram entre os demais. Disse que os deputados podem se magoar com a não lembrança e não olhar com tanto carinho para Unaí. Pediu reparação.

Vereador José Inácio (PMN), cumprimentou os presentes e deu os parabéns aos profissionais da Imprensa pela passagem do Dia do Repórter (15/02), discorrendo sobre os quesitos exigidos à um bom jornalista que deve primar pela verdade e disse que mesmo com as condições conhecidas, os profissionais de Unaí estão fazendo um ótimo trabalho. Sobre as emendas de deputados que devem ser recolhidas junto a CEF, disse que a Caixa não tem como e nem por que ficar com os recursos e, que eles não são liberados somente pela deficiência de documentos que devem ser apresentados para a sua entrega. Destacou que a CEF não segura dinheiro de ninguém e muito menos de Administrações. Para o parlamentar, o que falta é uma melhor organização e interesse por parte da Administração nestes resgates. Em outro assunto, José Inácio apresentou uma carta escrita a mão pelo servidor denominado apenas como Vilmar, na qual ele relata grandes desmandos dentro da Administração em termos de máquinas pesadas e seus serviços. Entre as irregularidades estão má gestão dos recursos, perseguições e até mesmo sabotamento de máquinas. O parlamentar pediu total atenção da Casa para o denunciado e também pediu a atenção do Executivo, dizendo que a denúncia é muito grave, muito séria e não se pode 'varrer' mais esse assunto para 'debaixo do tapete', a exemplo do que fizeram com o conhecido 'Caso Elder'. Preocupado com a situação, José Inácio pediu que fosse feita uma investigação sobre os fatos narrados pelo servidor de carreira.

Espaço do Presidente:

O presidente Hermes Martins Souto do PV, agradeceu a presença de todos e, sobre os pedidos de seus colegas feitos em forma de requerimentos disse que em conversa com a Administração, soube que os recursos que estarão a disposição do Executivo em breve, 3 milhões de repasse do governo do Estado e mais 5 milhões do projeto SOMMA, serão utilizados em recuperação e pavimentação de vias, iluminação da ponte Abdon Salgado (ponte sobre o rio Preto no perímetro urbano de Unaí), retirada ou não dos canteiros no bairro Cachoeira - procedimento que será executado de acordo com a preferencia dos moradores das ruas -, entre outras obras. Fica feliz com a disposição dos colegas em fazer os pedidos e sabe que esse ano será um ano de muitas conquistas. A reunião teve seu término às 17:36 horas.

EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPE



Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal


Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br HomePage:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 21 // FEV //2011

(Segunda-Feira - Em sua Sede às 15: 00 horas)


Primeira Fase:

Segundo Turno:


a) Discussão e votação do Projeto de Lei 58/2010, de autoria do vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada, que institui o 'Dia Municipal do Mototaxista' e, dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Votação dos Requerimentos 24 a 51/2011, de autoria dos senhores vereadores que solicitam providências que especificam.


-----------------------------------****----------------------------------------










Câmara e Comunidade:




SEU IPVA





ESTA EM






DIA?




Confira a tabela



abaixo:

Escala de vencimentos do IPVA 2011





FINAIS DE PLACA




COTA ÚNICA/

1ª PARCELA


2ª PARCELA


3ª PARCELA

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

1

17

15

18

2

18

16

21

3

19

17

22

4

20

18

23

5

21

21

24

6

24

22

25

7

25

23

28

8

26

24

29

9

27

25

30

0

28

28

31



Poder Legislativo – O Poder do Povo



Unaí - Minas Gerais – Terça - Feira - 15 _ Fevereiro _ 2011

Edição nº 488


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO