INCLUSÃO ESCOLAR, DA LEI À PRÁTICA.

por Daniel Salgado publicado 28/09/2023 11h56, última modificação 28/09/2023 11h56
Câmara debate sobre a inclusão escolar da pessoa com deficiência

Na manhã de quinta-feira, dia 28 de setembro, a Câmara Municipal de Unaí reuniu autoridades e representantes da sociedade para debater sobre a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar.

A palestra ficou por conta do DR. LUIZ RENATO BRAGA ÁREAS PINHEIRO, Defensor Público do Estado de Minas Gerias, Coordenador Estadual de Promoção e Defesa da Pessoa com Deficiência e Coordenador Geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais.

Dr. Luiz falou a todos sobre a importância de se debater o tema, uma vez que a legislação referente à inclusão da pessoa com deficiência ainda não está sendo efetivamente aplicada. Segundo ele, é preciso unir forças para vencer os desafios. Ele propõe uma ação conjunta entre a defensoria pública, as câmaras, prefeituras e a sociedade, na formação de uma rede multidisciplinar em defesa da pessoa com deficiência.

Da mesa de debates, participaram: Dr. Luiz Renato Braga Áreas Pinheiro – Defensor Público de Minas Gerias; a presidente da Escola do Legislativo Escola do Legislativo José Adjuto Filho, vereadora Dorinha Melgaço (UNIÃO BRASIL); Aurora Pires de Carvalho – Superintendente Regional de Ensino de Minas Gerais; Demétrio Antônio Ferreira Neto – Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Manuel Barbosa de Brito – Presidente da Associação – APDU; Marli Rodrigues Xavier – Diretora Pedagógica da Escola de Educação Especial João da Neca – Apae Unaí (MG); Keli Cristine Eugênio Souto, da Unimontes; Alberto Lucas Capanema, diretor da FACTU; Simone Oliveira Costa, Coordenadora Pedagógica do colégio Atos; Cláudia Maria Barbosa dos Santos, Assistente educacional da Associação dos Amigos dos Autistas de Unaí – AMA e; Romário Santana, presidente do Conselho Municipal de Controle do FUNDEB e; Janaíla Carneiro de Freitas, diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino.

A reunião na íntegra pode ser assistida pelo site: https://www.youtube.com/watch?v=4vs5wkRbsnI&list=PL_ODheeXcFBhIEYBdCkznKJ8JKwG4j0YB