Homenagem da Câmara Municipal de Unaí ao ex-prefeito Antério Mânica

por Daniel Salgado publicado 19/05/2025 13h55, última modificação 06/08/2025 13h48
Homenagem da Câmara Municipal de Unaí ao ex-prefeito  Antério Mânica

Durante a 20ª Reunião Ordinária de 2025, a Câmara Municipal de Unaí prestou uma justa e comovida homenagem à memória de um dos maiores líderes políticos da história do nosso município: o senhor Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí, falecido na madrugada do dia 15 de maio de 2025, aos 70 anos de idade.

Antério Mânica estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde tratava um câncer no pâncreas. Durante a internação, sofreu uma queda que resultou em traumatismo craniano. Foi submetido a uma cirurgia de emergência e, embora mantido em coma induzido, seu quadro de saúde permaneceu instável. Infelizmente, seu organismo não resistiu.

Natural de Espumoso, no Rio Grande do Sul, Antério é filho de Líbio Mânica e Petronilia Maria Broche Mânica. Tornou-se um dos maiores empreendedores do agronegócio de nossa região, reconhecido nacionalmente como o “Rei do Feijão”. Sua contribuição para o desenvolvimento econômico de Unaí é incontestável — tanto como empresário, como produtor rural e também como homem público.

Antério Mânica foi membro fundador e o primeiro presidente da Coagril e desempenhou papel fundamental na organização do setor agrícola local. Mas foi na política que ele consolidou sua liderança e seu amor por Unaí. Eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008, governou o município por dois mandatos consecutivos. Seus oito anos à frente da Prefeitura Municipal foram marcados pela eficiência administrativa, pelo compromisso com os servidores públicos e pelo desenvolvimento urbano.

Seu governo é lembrado pela canalização e urbanização do Córrego Canabrava, pela duplicação da ponte sobre o Ribeirão Santa Rita, pela travessia urbana, pela construção e reforma de escolas, e pela implantação do Centro de Controle de Zoonoses.

Sua gestão também enfrentou desafios, como a enchente de 2005, primeira vez em que nosso Município teve calamidade pública reconhecida, permitindo a mobilização de forças estaduais e o acesso a verbas federais e a adoção de medidas emergenciais para assistência à população e reconstrução das áreas afetadas. Aqui vale destacar outra importante medida de enfrentamento do governo municipal, ao trazer para Unaí as unidades do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.

Na área da cultura, Antério Mânica foi visionário. Criou o Museu Municipal, a Banda de Música de Unaí, o Hino Oficial do Município e o Hino à Bandeira de Unaí. Valorizou as festas populares e promoveu a alegria dos bairros, realizando um dos carnavais mais marcantes da história da cidade.

Homem de fé, católico praticante era membro ativo e palestrante do Movimento de Cursilho de Cristandade, Antério era reconhecido por sua generosidade, por sua lealdade aos amigos e por seu profundo senso de justiça.

Deixa esposa, dona Bernadete, e os filhos Marlon e Márcia e os netos Antério e Marcos. Mas deixa também um legado que ultrapassa os laços familiares: deixa um exemplo de compromisso com o bem comum, de coragem nas decisões e de amor por Unaí.

Antério Mânica viverá para sempre na memória do povo unaiense. Que esta homenagem expressa da Câmara Municipal seja também um agradecimento público por tudo que ele fez por nossa cidade.