FÓRUM EM UNAÍ DEBATE O FUTURO DO NOROESTE

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
O Noroeste de Minas Gerais é a região-símbolo da trajetória da moderna agricultura tropical brasileira. Ali, há quase 40 anos, foram lançados o PRODECER e o Plano Noroeste de Minas, âncoras das inovações e de políticas de fomento (novas tecnológicas, infraestrutura, sistemas de crédito, etc..) que sinalizaram e acabaram por permitir o desenvolvimento atual da agricultura no Centro-Oeste brasileiro. Porém, a região precisa se preparar para um novo tempo. O Brasil está sendo convocado pelas instituições internacionais que se preocupam com a segurança alimentar. Pelas contas da FAO, a demanda crescente por alimentos vai exigir que nosso país participe da oferta com mais 100 milhões de toneladas de grãos, nos próximos vinte anos.

Foi realizado nos últimos dias 12 e 13 de junho no Plenário da Câmara Municipal e Hotel Fazenda Curva do Rio, respectivamente, o Fórum do Futuro, evento que teve como principal objetivo fomentar o debate antes, durante e depois do Seminário, e introduzir o Planejamento Estratégico como ferramenta de construção de uma visão de futuro para o Noroeste de Minas. Reunir os atores que podem influir de forma decisiva nas escolhas a serem feitas, entre os quais representantes políticos nos níveis Federal, Estadual e Municipal; dos empresários; dos formuladores educacionais; e de entes da sociedade civil organizada e antecipar o cenário tecnológico que vai governar o mundo nas próximas décadas, de forma a permitir uma análise dos equipamentos e ferramentas necessários para garantir a efetiva implementação de uma política de desenvolvimento regional sustentável nos próximos 20 anos.
Em suma, a capacidade de antecipação de cenários e de inovação serão os pilares indispensáveis ao projeto de desenvolvimento de uma região dotada de forte potencial de respostas. A pauta principal do Seminário será fazer provocações, construir desafios que articulem a visão regional à global, especialmente pela via dos valores, que desemboca naturalmente em processos sustentáveis de organização produtiva.
Presentes no Seminário estavam os ministros Alisom Paulinele, Paulo Adad , secretario de agricultura Paulo Romano, Emiliano Botelho presidente da CAMPO, o jornalista Fernando Barros diretor de comunicação do Fórum do Futuro e o senhor Evaldo Vilela membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos idealizadores do Fórum do Futuro.
No dia 12 de junho foi entregue dois táblets, resultado do concurso de redação que envolveu as faculdades FACTU, Facisa e Inesc, com o tema A historia da Agricultura Tropical Brasileira e o Desenvolvimento do Noroeste de Minas Gerais.
Participaram do Fórum do Futuro um publico aproximado de 800 pessoas entre autoridades, universitários e lideranças do município e municípios vizinhos