Dom Bosco e Natalândia participam de Audiência em Unaí

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Representadas pelos presidentes do Poder Legislativo de suas cidades, Dom Bosco e Natalândia estiveram presentes à audiência pública em Unaí, onde se discutiu regulamentação da pesca no rio Preto e seus afluentes.

Na ultima quarta-feira (29/04), a Câmara Municipal de Unaí realizou, com grande presença de representantes da comunidade, duas audiências quando se discutiu projeto de lei que normatiza o horário de funcionamento do comércio noturno e, a regulamentação da pesca no rio Preto e seus afluentes, logicamente, dentro dos limites do município de Unaí. O projeto de lei, visa conter os avanços por parte de maus pescadores que depredam e retiram do rio tudo o que ele oferece hoje, não se preocupando com o dia de amanhã e nem se lembrando da necessidade de preservação do meio ambiente.

rio1Como os municípios desmembrados de Unaí, Dom Bosco e de Natalândia também são beneficiados pelas águas do rio Preto, estiveram participando da audiência, verificando a opinião dos unaienses, os senhores, vereador Gerci Rodrigues Pacheco de Dom Bosco e Eugênio da Costa Lima, de Natalândia, respectivamente, presidentes do legislativo em suas cidades. Na ocasião estavam acompanhados por demais vereadores e também pelo assessor jurídico de ambas as cidades, Dr. Edson.

rio2Com os seus territórios também banhados pelo rio, os dirigentes municipais receiam de que com a regulamentação em Unaí, os pescadores possam se transferir para suas regiões e estão estudando meios de também regulamentar a pesca, buscando resguardar o profissional que vive exclusivamente dela e preservar de forma permanente os rios e seus afluentes, resguardando a vida para gerações futuras.

rio3Após a audiência, que foi muito debatida, Euler Braga, presidente do Legislativo de Unaí, convidou os colegas para uma visita a seu gabinete, local onde conversaram sobre as necessidades de cada município no tocante a projetada lei.

rio4Euler Braga, um dos autores do projeto, disse que espera sempre o melhor para a sua comunidade e que o projeto, visa tão pura e simplesmente, garantir que o pescador possa ainda estar pescando no rio daqui a 20, 30, 100 anos. O objetivo, continua o vereador de Unaí, é garantir que as gerações futuras possam ter pelo menos água potável e em boas condições. Devemos fazer com que o rio Preto seja sempre vivo e não um rastro de água suja que passa ao largo da cidade, como já podemos ver em muitos centros urbanos. Para Euler Braga, a preservação do rio Preto e a regulamentação da pesca em suas águas deve ser feita o mais breve possível e espera, sinceramente, que todos possam perceber a grande importância desse projeto.

Nota da Redação: O Projeto de Lei 0018/2009, encontra-se em poder da Comissão competente e deverá ser levado a plenário nos próximos 90 dias. Mais informações, acesse: www.camaraunai.mg.gov.br