Cepasa juntamente com o Ministério do Trabalho promovem Projeto Jovem Aprendiz em Nosso Município.

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
O Programa Jovem Aprendiz trata-se de política pública desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) destinada à qualificação técnica profissional de adolescentes, por sua vez, visa a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. As leis nº 10.097/00 e 11.180/05 determinam o cumprimento de cota contratual empresarial: o máximo de 15% e o mínimo de 5% do quadro de empregados destinam-se à ocupação de jovens aprendizes.

O senhor Ildeu Pereira diretor do Centro Polivalente de Atividades Sociais, Culturais e Ambientais (Cepasa), antiga Fundação Vida, vieram a esta casa de Leis para falar sobre o projeto Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido pelo Cepasa. A previsão é capacitar adolescente, de 16 a 24 anos. Além de diminuir a vulnerabilidade à criminalidade, prostituição e uso de drogas.
Alunos do programa Jovem Aprendiz também estavam presentes à Reunião onde o senhor Ildeu, presidente do Cepasa, explanou sobre o objetivo do respectivo programa. “A expectativa é que até o final do ano possamos capacitar e inserir muitos jovens no mercado de trabalho local. O programa Jovem Aprendiz é um presente de Deus”, afirma Ildeu.
Ação social semelhante é realizada em Unaí: o Programa Adolescente Cidadão (Proac), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública, ambos parceiros, também, do Programa Jovem Aprendiz.

A vereadora Shilma Nunes, moradora da periferia local, agora representa um segmento social até então inexpressivo politicamente, é mais uma dentre as centenas de jovens capacitados pelos projetos sociais, desenvolvidos pelo Cepasa, em Unaí.
Emocionada, Shilma relatou a sua trajetória de vida, bem como ressaltou a relevância de tal ação social, para a consolidação de sua formação não apenas profissional, mas, também, social. “É muito satisfatório ver a evolução do programa Jovem Aprendiz. Na época em que cursei o projeto, havia mais restrições, inclusive financeiras. Sou orgulhosa por ter feito parte do projeto. O Jovem Aprendiz é uma segunda oportunidade na vida desses adolescentes: além do ingresso no mercado de trabalho, serão exemplo para outros jovens e para as famílias deles, além do engrandecimento pessoal de cada um”, afirma.
Saiba mais
O Programa Jovem Aprendiz trata-se de política pública desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) destinada à qualificação técnica profissional de adolescentes, por sua vez, visa a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.O Programa Progrrama Integrado de Qualificação- PIQ – é uma iniciativa do CEPASA, como qualificadora para Jovens Aprendizes, que é uma ação promovida pelO Ministério do Trabalho e desnvolvida pelo Cepasa para incentivar a aplicação pratica das leis nº 10.097/00 art. 429 e 11.180/05 determinam o cumprimento de cota contratual empresarial: o máximo de 15% e o mínimo de 5% do quadro de empregados destinam-se à ocupação de jovens aprendizes.