Câmara Municipal Juntamente com Sebrae / MG, Aciu e Prefeitura Municipal lançam programa de Encadeamento Produtivo

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Ao atuarem como fornecedoras de produtos e serviços de grandes corporações, micro e pequenas empresas encontram oportunidades para crescer tanto em termos organizacionais e econômicos, como também para exercer seu relevante papel nas esferas social e ambiental. As demandas e exigências das grandes corporações significam estimulo e avanços, que garantem a inserção dos pequenos negócios na economia voltada à sustentabilidade. O encadeamento produtivo é, portanto, um dos camihos mais promissores para inclusão das micro e pequenas empresas na economia sustentável .

O Sebrae-MG e o Governo de Minas, por meio da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal e Aciu/CDL , realizaram nesta quarta ( 24) encontro para o lançamento do Programa Encadeamento Produtivo. Um novo caminho para promover o desenvolvimento de comunidades, regiões e países. Esse pode ser o resultado mais relevante da implementação de programas e ações baseados no conceito de Encadeamento Produtivo.
Ivana Aguiar do Atendimento Coletivo e Indústria do SEBRAE, fez a apresentação do programa, demonstrando quais seriam os pontos de atuação em nossa região. A finalidade é adequar os pequenos empreendimentos aos requisitos das grandes e facilitar a realização de negócios entre eles, melhorando a competitividade das pequenas, das grandes companhias e da cadeia de valor como um todo.
Felipe Ansalone ressaltou as alternativas para a inserção de micro e pequenas empresas nas cadeias de valor, estratégias e políticas para a promoção do conceito. É preciso focar nos segmentos e setores, onde há potencial competitivo, afirmou. Segundo ele, não basta existirem grandes e pequenas empresas num determinado território, com potencial para estabelecer uma relação de fornecimento de produtos e serviços entre elas. Segundo Felipe , é preciso entender as peculiaridades do programa para que o pequeno empresário entenda qual o prazo de negociação do poder publico. “É necessário que haja demanda e perspectiva de crescimento de mercado para implementar um programa de encadeamento produtivo” , alertou.
Fazendo um apanhado geral do Programa Encadeamento Produtivo, Ricardo Pereira – Educação , Empreendedorismo e Cooperativismo do Sebrae/ MG, afirmou que, participando do projeto, fará com a pequena empresa aumente sua rede de contatos, o processo produtivo alcança maior qualidade, aumenta também a geração de empregos. O Sebrae oferecerá acompanhamento às pequenas empresas visando resolver as dificuldades encontradas em cada setor, facilitando as vendas para o setor publico.

Elaborar e disponibilizar soluções educacionais, com foco na universalização da educação empreendedora e desenvolver estratégias e ações coletivas para geração de negócios e aumento da competitividade, com foco na promoção do associativismo e cooperativismo.

É preciso buscar conhecimentos e conhecer novas tecnologias, para não ser engolidos pelo mercado. afirmou o Gerente de Educação, Empreendedorismo e Cooperativismo Sebrae-MG.
O projeto contara com um investimento de R$ 140, 000 ( cento e quarenta mil reais ), sendo R$ 100 mil reais pelo Sebrae , R$ 20 mil dos grandes empresários da região e os outros R$ 20 mil disponibilizado pela Prefeitura Municipal , que entendeu o objetivo do projeto e demonstrou o interesse do município em comprar cada vez mais dos pequenos empresários.O numero mínimo para se implementar o projeto é de 25 empresas e no máximo 30.
Abertura

A cerimônia de abertura do lançamento do Programa Encadeamento Produtivo contou também com a presença da Presidenta da Câmara Municipal Luciana Alves, Pedro Imar secretario de Governo que representou o senhor prefeito , Alexandra Matayoshi presidenta da ACIU/CDL , Emersom Gonçalves representante do Sebrae no Noroeste de Minas e a vereadora Dorinha Melgaço articuladora e parceira para a realização do evento .