Câmara Municipal de Unaí participa do "Parlamento Jovem Minas 2014" nos dias 30 e 31 de outubro.

por Anderson Alves Ribeiro publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Representantes da Escola do Legislativo de Unaí, José Carlos da Costa, Diretor, e Adelaide Rodrigues Garcia estiveram presentes à 11ª Edição do PARLAMENTO JOVEM MINAS 2014, cujo tema foi “envelhecimento e qualidade de vida”, o evento foi dividido em duas etapas, uma etapa de preparação, realizada nos dias 29 e 30 de outubro, e no dia 31 a grande final do parlamento, no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, momento em que estudantes de 27 municípios mineiros aprovaram propostas voltadas ao tema “envelhecimento com qualidade de vida”.

O documento final com as sugestões dos  jovens foi entregue ao Deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, que fará os encaminhamentos necessários. Vale lembrar que, ao longo das 11 edições do evento, várias propostas dos estudantes foram encaminhadas à Comissão citada, e algumas delas inclusive se tornaram leis, com validade em todo o estado de Minas, como, por exemplo, a Lei que universalizou a merenda escolar, beneficiando os alunos do ensino médio, que, até então, não tinham esse direito.

Na manhã do dia 31 de outubro, uma reunião apenas com os representantes das Câmaras Municipais interessadas em aderir e participar do Projeto Parlamento Jovem em 2015 foi realizada na sede da Escola do Legislativo da ALMG, oportunidade em que foram pormenorizadas algumas informações e procedimentos que deverão ser adotados pelas aspirantes a ingressar no evento em 2015. A expectativa é que, no próximo ano, 14 novos municípios estejam representados, passando  dos atuais 27 de 2014, para 41 em 2015. Entre as novas caras do parlamento jovem, citamos os Municípios de Três Pontas,  Itajubá,  Machado,  São Lourenço,  Andradas, Ouro Fino,  Ipuiuna e Lavras, todas do Sul de Minas, e Unaí,  único representante do Noroeste de Minas. Segundo palavras da Diretora da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, “de todas as macrorregiões de Minas Gerais, a única que ainda não possui  representantes no Parlamento Jovem é a Região Noroeste do Estado, e parece que a cidade de Unaí estará quebrando esse tabu em 2015”.

O Projeto Parlamento Jovem surgiu a partir de 2004, em uma parceria da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e a ALMG, através da Escola do  Legislativo. Trata-se de uma experiência inovadora, por condensar processos de educação, formação política e exercício da cidadania  simultâneos e sintonizados com a linguagem, os interesses e o ritmo de seu público: os estudantes. A Comissão de Participação Popular - CPP da ALMG foi criada em junho de 2003, em sintonia com a crescente exigência da sociedade de ampliação da democracia. Na esteira dessa iniciativa, a PUC Minas procurou a Comissão para propor um projeto de formação política dos estudantes. Nasceu, então, o Parlamento Jovem. Para o ano de 2015, o tema será escolhido entre as seguintes opções:

- Recursos hídricos;

- Segurança Pública e Direitos Humanos; e

- Violência contra a Criança e adolescente.

Clique aqui para visualizar as fotos do evento.