Câmara de Unaí sedia reunião regional com o Interlegis

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44

Testos para jornais

O Senado Federal, procurando dar mais agilidade aos Poderes Legislativos do país, criou o Programa INTERLEGIS, que tem como finalidade informatizar e unir todas as Casas deste Poder. O INTERLEGIS é um programa desenvolvido pelo Senado Federal em parceria com o Banco InterAmericano de Desenvolvimento (BID) e tem como missão, modernizar e integrar o Poder Legislativo em seus níveis federal, estadual e municipal, promovendo a transparência desse poder perante a sociedade. O Interlegis trabalha em nome de um Legislativo Moderno e Integrado e para tanto, escolheu entre as mais de 5.500 mil câmaras municipais do país, 100 delas para que se servissem de modelo para as demais. Unaí mais uma vez sai na frente, sendo escolhido e se prepara para melhorar ainda mais seus trabalhos em prol de seu município. A intenção do Interlegis é que em futuras etapas, todas as câmaras, de deputados, senadores e vereadores, possam estar interligadas em termos de tecnologia, informação, capacitação e principalmente, comunicação entre esse Poder. Nesta terça-feira, 19, a Câmara de Vereadores de Unaí por intermédio de sua Mesa Diretora e com a parceria de técnicos do projeto, realizou uma reunião com o intuito de levar a todas as Casas do Legislativo do Noroeste de Minas e ainda a algumas da região do Alto do Paranaíba as facilidades de comunicação e as novas tecnologias aplicadas pelo citado programa. Estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal de Unaí, os senhores, Francisco Salmito, Diretor Administrativo do Interlegis, senhor Janari Nunes da Ouvidoria, que formaram a Mesa de Honra da Casa que contou também com o Presidente, Vereador Euler Braga, o vice-prefeito e secretário de Governo, José Gomes Branquinho e o Diretor Administrativo da Câmara, senhor José Geraldo de Souza Ramos. Foram apresentados a todos, com projeções em data Show, palestra proferida pelo senhor Francisco Salmito, que falou sobre o Interlegis e seus produtos demonstrando as facilidades ora pretendidas com a implantação em todas as casas do Legislativo do País, unindo-as para trocas de experiências que, para o mundo virtual, não existem distancias. O senhor Janari Nunes falou sobre o papel do Vereador junto as suas comunidades, confirmando que o Vereador é o contato mais direto entre a comunidade e os Poderes constituídos, sendo ele o porta-voz da maioria das reivindicações de toda e qualquer sociedade. Os primeiros passos para uma maior interligação entre este Poder já foram dados e Unaí, mais uma vez se destaca como centro de inovação, também no Legislativo. Vários município da região estiveram presentes à reunião e agora, esperam poder, em um curto espaço de tempo, também fazer parte em termos de comunicação e interligação entre os Poderes Legislativos do país, estando ele em esferas municipais, estaduais ou federais. Mais um ponto para Unaí e região.

fonte: Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Unaí