Câmara de Unaí reconhece trabalho voluntário dos agentes de Saúde

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Grupo teatral formado por servidores municipais tem levado alegria aos pacientes da rede municipal de Saúde. Não satisfeitos em simplesmente levar cuidados médicos aos pacientes, alguns dos servidores resolveram criar, com membros de suas unidades, um grupo teatral aos moldes dos 'doutores da alegria', que levam entretenimento aos pacientes em unidades medicas. Desde então eles vem se apresentando em diversos locais do município.

Eles são contratados como Agentes de Saúde e/ou Agentes de Endemias. São servidores públicos temporários que dentro de um programa do governo Federal, ficaram conhecidos nacionalmente como Agentes de Saúde. O seu trabalho consiste em conhecer, registrar, catalogar e principalmente dar assistência a pacientes do município, distribuídos em regiões, traçando assim um diagnostico clínico da comunidade e ainda dando a importante assistência direta. O programa tem se mostrado com super positivo desde a sua criação ainda no primeiro mandato do presidente Lula.

Não satisfeitos em simplesmente levar cuidados médicos aos pacientes, alguns dos servidores resolveram criar, com membros de suas unidades, um grupo teatral aos moldes dos 'doutores da alegria', que levam entretenimento aos pacientes em unidades medicas. Desde então eles vem se apresentando em diversos locais do município, levando um pouco de alegria, fé e esperança aos enfermos.

Devido a esse trabalho , o grupo teatral, SaúdeArte, tudo junto, como gostam de frisar seus idealizadores/atores, foi convidado para nesta ultima segunda-feira,(24/05), estar junto a Câmara Municipal de Unaí, momento em que seria conferido ao grupo homenagem de reconhecimento. Não se fazendo de rogados, como todo bom artista, todos os membros estiveram presentes e receberam das mãos do autor do projeto, vereador Edimilton Andrade, a merecida Moção de Congratulação, como agradecimento da população unaiense pelos seus feitos junto a à comunidade.

Aproveitando a oportunidade, os agentes solicitaram a Casa a possibilidade de se efetivar a categoria, momento em que muito se discutiu sobre o assunto quando foram citados nomes de cidades que já efetivaram seus agentes. O presidente do Legislativo, vereador Euler Braga, em seu terceiro mandato, lembrou que não é a primeira vez que se discute esse assunto no Legislativo e falou ainda, que o pedido, apesar de ser super válido, uma vez que a troca de servidores de dois em dois anos, como pede o governo Federal, faz com que os novos contratados percam tempo se familiarizando com sua região e seus pacientes, mas, apesar disto, apesar de querermos apenas valorizar ainda mais o serviço dando segurança ao profissional, a efetivação sem concurso aberto aos demais cidadãos se mostra inconstitucional. Ainda segundo o presidente da Câmara, será revista as cidades citadas por seus colegas e verificado junto a elas como se deu o processo e assim, ver como o município de Unaí poderá agir.

Em uníssono os senhores vereadores foram solidários e partidários dessa nova mensagem de otimismo que esta sendo passada aos enfermos por intermédio do grupo SaúdeArte. Todos os vereadores aplaudiram a iniciativa, pedindo ao governo Municipal que dê maior divulgação ao grupo, para que eles possam atuar mais e fazendo com que a alegria seja uma constante no município de Unaí, mesmo quando a pessoa estiver enferma, em uma cama de hospital.