Câmara de Unaí possibilita inclusão digital para deficientes visuais

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/10/2024 12h03
O Poder Legislativo de Unaí procurando atender da melhor forma sua comunidade, cria dentro do CAEC – Centro de Apoio ao Exercício da Cidadania, um terminal totalmente equipado para atender exclusivamente os portadores de deficiência visual. A Câmara Municipal espera poder colocar ao alcance dos com problemas na visão, um mundo novo em termos de comunicação.
Câmara de Unaí possibilita inclusão digital para deficientes visuais

Testos para jornais


Com o propósito de estar ajudando sua comunidade de uma forma mais direta é que o Poder Legislativo criou o CAEC (Centro de Apoio ao Exercício da Cidadania), que vem ao longo dos anos auxiliando a todos os interessados em termos de informatização (Internet Popular), assim como os serviços do Procon/Câmara.


Nesta semana, dentro da reunião ordinária, foi apresentado a todos e em especial aos alunos do Curso de Braille, ministrado no Semam/CAIC, um novo aparelho que será instalado na Internet Popular, totalmente voltado para os deficientes visuais, que possibilitará os mesmos a navegarem no mundo virtual e aprimorar seus conhecimentos. Essa conquista é mais uma investida do vereador Euler Braga que durante todo o ano procurou, uma vez que o Poder Legislativo não pode conceder recursos e nem realizar obras, trazer para a comunidade unaiense o maior número possível de palestras e cursos voltados para uma melhor educação de todos. O computado que em quase tudo é semelhante a um computador normal, tem suas diferenças no teclado, onde com letras em alto relevo, o usuário vai lendo com o tato as letras e formando as palavras. A cada movimento o computador conversa com o usuário dando a ele a certeza de que digitou a letra e a palavra certa e ao final do texto, o mesmo é lido na integra para que a pessoa possa ter a certeza de que o que foi escrito, era realmente o que ele digitou.

A aluna Leila, estudante do Curso de Braille, esteve durante três dias, com aulas de duração de uma hora em média, aprendendo os novos comando e durante a apresentação na noite de segundo, fez uma demonstração onde todos puderam perceber como será possível um deficiente visual utilizar um computador como qualquer outra pessoa. Para o presidente do Legislativo Euler Braga essa foi mais uma conquista do município e fica feliz que tenha acontecido em sua gestão como representante maior do Legislativo de Unaí e espera agora, que os interessados possam fazer um bom uso do aparelho que está como foi dito, a disposição de todos na Internet Popular, funcionando na Avenida Governador Valadares, 1072 – 2º Andar.