Agosto Lilás
A Câmara Municipal de Unaí mais uma vez reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, aderindo à campanha nacional “Agosto Lilás”, promovida pelo Ministério das Mulheres. Lançada oficialmente nesta quinta-feira (1º), a campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar, com ênfase no combate ao feminicídio.
A iniciativa também busca ampliar a conscientização sobre os alarmantes índices de violência registrados no país, conforme apontam o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e a pesquisa “Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”.
VIOLÊNCIA DE GÊNERO: OS NÚMEROS POR TRÁS DA URGÊNCIA
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2025, o Brasil registrou 44.127 Mortes Violentas Intencionais (MVI) no ano de 2024 (número 5,4% inferior ao do ano anterior). O índice inclui homicídios dolosos (como o feminicídio), latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes em intervenções policiais e de policiais em serviço ou de folga.
Ainda que os números gerais de violência tenham diminuído, infelizmente o feminicídio segue em crescimento. No ano de 2024, 1.492 mulheres foram assassinadas em razão do gênero. Estes números representam um aumento de 0,7% em relação a 2023 e o novo recorde desde o início da série histórica, em 2015.
O levantamento também revela o perfil das vítimas:
- 63,6% eram mulheres negras;
- 70,5% tinham entre 18 e 44 anos;
- 8 em cada 10 feminicídios foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros;
- 64,3% ocorreram dentro da residência da vítima;
- 97% dos autores dos crimes eram homens.
Além disso, os casos de tentativa de feminicídio aumentaram em 19%, totalizando 3.870 registros. Outras formas de violência também cresceram, como stalking (18,2%) e violência psicológica (6,3%).
Neste ano de 2025, a Câmara Municipal de Unaí voltou seus olhos com especial atenção para a defesa dos direitos das mulheres, realizando eventos e contribuindo de forma decisiva na recomposição do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Uma bandeira há muito levantada pela atual presidente da Câmara, Dorinha Melgaço (REPUBLICANOS), a defesa das mulheres tornou-se pauta amplamente discutida na Casa, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais.
AÇÕES LOCAIS E FORTALECIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
No dia 28 de março de 2025, a Câmara Municipal de Unaí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, promoveu a 2ª Conferência Municipal da Mulher, com o tema “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Igualdade, Democracia, Respeito e Autonomia”.
O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas à equidade de gênero. A conferência foi conduzida por Karolina Máximo, presidente da Escola do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, e pela presidente da Câmara, vereadora Dorinha Melgaço (REPUBLICANOS).
Cerca de 200 delegadas participaram ativamente, com direito a voz e voto nas discussões, promovendo avanços importantes no debate sobre os direitos das mulheres em Unaí.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Unaí, em parceria com a prefeitura e outras entidades, realizou a "caminhada da mulher".
O ponto de partida foi a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o destino era a Praça da Prefeitura.
Durante o percurso, um casal de atores do grupo Kirios encenava atos que exemplificavam os diversos tipos de violência contra a mulher, conforme descrito na Lei Maria da Penha.
Em 19 de março, a Câmara Municipal promoveu a Reunião Solene em comemoração ao Mês da Mulher, parte do calendário oficial do Legislativo unaiense. O evento foi realizado em parceria com diversas entidades da sociedade civil organizada, celebrando as conquistas femininas e incentivando a equidade de gênero.
Com o tema “Ela pode, ela faz, ela brilha”, a solenidade reafirmou o compromisso da Casa com a valorização da mulher em todos os espaços sociais. Durante o evento, a presidente Dorinha Melgaço destacou o simbolismo do lilás como cor de união e equilíbrio:
"Durante este mês de março, a Câmara Municipal de Unaí e entidades parceiras estão celebrando as conquistas na luta pelos direitos das mulheres. E eu estive pensando sobre a cor lilás, que é um dos símbolos desta luta. O lilás é a mistura do azul com o rosa, ou seja, é um símbolo da igualdade entre homens e mulheres. É por isso que lutamos. Igualdade."
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/