A JORNADA ESTÁ SÓ COMEÇANDO

por Daniel Salgado publicado 19/07/2023 17h38, última modificação 19/07/2023 17h38
Protagonismo dos jovens unaienses ganha destaque na Câmara Municipal.

Nos dias 13 e 14 de julho, o Plenário da Câmara Municipal de Unaí foi comandado pelos alunos do Parlamento Jovem (PJ Minas). Eles se reuniram para realizar Plenária Municipal, com o objetivo de selecionar as propostas que serão levadas para a edição regional, prevista para acontecer aqui mesmo, na Câmara Municipal de Unaí, no próximo dia 4 de agosto.

O tema da edição deste ano é “Jovem e Mercado de Trabalho”, e foi dividido em três subtemas: Desenvolvimento econômico e geração de trabalho; escolaridade e qualificação profissional e; Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

Todos os jovens parlamentares estão cursando o ensino médio e pertencem a escolas aqui mesmo do Município. Para fazer parte, basta se inscrever na Escola do Legislativo.

Desde o primeiro dia, os nossos jovens mostraram a que vieram. Após uma longa etapa de preparação, estudando sobre o tema, aprendendo sobre o processo legislativo e ouvindo opiniões, os parlamentares do Projeto Prlamento Jovem de Minas, edição 2023, puderam apresenatar e debater sobre suas propostas para melhorar sitiação do mercado de trabalho para os jovens de Minas Gerais.

As propostas sugerem a abertura de vagas para jovens em epresas de grande porte; aulas de empreendedorismo e noção de administração financeira de renda na grade curricular das escolas e; a criação de programas que visem facilitar o ingresso de jovens de baixa renda ou situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Propostas vencedoras.

As propostas elaboradas pelos alunos sugerem a criação e execução de “programas” com o objetivo de oportunizar o ingresso dos Jovens no Mercado de Trabalho, firmando parcerias com empresas que tenham, em média, 45 empregados. Estes projetos devem disponibilizar contratatos de 01 ano para 08 jovens, desde que matriculados no ensino médio e tenham idade mínima de 15 e máxima 19 anos. A empresa poderá, caso tenha interesse, prorrogar o contrato por igual período ou incorporar o jovem ao seu quadro de funcionários, assinando a sua carteira de trabalho. O contrato ainda deverá prever a boa conduta estudantil e indicação do especialista da escola ou professor coordenador e a seleção levará em conta a aptidão e adequação ao mercado de trabalho e profissionalismo.

Os jovens também sugeriram a inclusão, na grade curricular do terceiro ano do ensino médio, de uma matéria sobre empreendedorismo e noções de administração financeira de renda.

Outro ponto importante abordado foi a inclusão de jovensde baixa renda familiar, moradia de difícil acesso, ou em área afastada do centro urbano a Projetos que visam a inserção do jovem no mercado de trabalho. Estes jovens deverão ser alunos de escola pública e comprovar a vulnerabilidade através de um questionário de avaliação.