A CÂMARA QUER TE OUVIR

por Daniel Salgado publicado 18/04/2023 12h05, última modificação 18/04/2023 17h06
Tribuna livre dá voz ao povo unaiense e recebe reivindicações de cidadãos.

A Casa do Povo Unaiense ficou cheia, mais uma vez, coma presença de representantes da sociedade organizada, que vieram fazer suas reivindicações aos seus legítimos representantes.

A 11ª Reunião Ordinária de 2023 foi suspensa pelo seu presidente em exercício, vereador Valdmix Silva (PSDB), para que a tribuna fosse concedida à senhora Dirce Ainda, presidente do Sind ACE/ACS e ao senhor João Bosco, segundo vice-Presidente nacional da CONACS; às senhoras Larrice aparecida, Luana Santana e Cristiane Ferreira, Representante do Movimento Pais Presentes, Escola Segura; Lilian Vieira, representante da Associação dos Artesãos de Unaí MG e; Adriane de Souza Araújo e Silva, na qualidade de servidora pública do Município.

A senhora Dirce Ainda, presidente do Sind ACE/ACS, veio falar aos vereadores sobre a importância do pagamento integral do piso salarial nacional aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias aqui em Unaí. Dirce também falou sobre algumas dificuldades pelas quais os agentes têm passado, como a falta de recursos para o deslocamento para as zonas rurais. Também falou o senhor João Bosco, segundo vice-Presidente nacional da CONACS, que agradeceu a todos os vereadores e, em especial, ao presidente em exercício, vereador Valdmix Silva (PSDB), pela abertura do espaço democrático para a discussão de assuntos importantes da nossa sociedade.

Em seguida, falou a senhora Larrice aparecida, Representante do Movimento Pais Presentes, Escola Segura. O grupo, fundado em 10 de abril de 2023, já conta com a participação de mais de 1000 mães, que estão preocupadas com a segurança de seus filhos. “O que nós viemos aqui hoje procurar, foi solução, foi pedir para que os projetos saiam do papel”. Segundo ela, a presença de traficantes de drogas é realidade em muitas escolas de nosso município e coloca nossas crianças e adolescentes em risco. Luana Santana, outra mãe pertencente ao grupo, falou sobre a situação de escolas em que as mães estão com medo de enviar seus filhos, mesmo havendo certa segurança, por estarem assustadas com os últimos acontecimentos. A última representante do grupo a falar foi a doutora Cristiane Ferreira que falou sobre algumas escolas onde o acesso é livre, sem qualquer tipo de segurança. Ela também falou sobre escolas onde os equipamentos já foram adquiridos, mas não estão sendo utilizados. Lembrou também que não adianta instalar câmeras sem que haja um profissional habilitado para fazer o monitoramento. Por fim, Doutora Cristiane fez um apelo, para que as mães tivessem atenção maior aos seus filhos, pois os que têm predisposição ao comportamento violento dão sinais. “Os pais presentes são o que vão fazer a diferença nestes casos”.

Lilian Vieira, representante da Associação dos Artesãos de Unaí veio falar a todos sobre os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos de Unaí, e pedir aos vereadores a destinação de recursos para o fomento da cultura em nosso Município. Em especial, para que os artesãos possam manter o funcionamento do estabelecimento onde são comercializados os seus produtos.

A senhora Adriane de Souza, apesar de ocupar o cargo de coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Unaí, veio à Casa do Povo, na qualidade de servidora do Município e em nome de outros colegas servidores, para procurar alternativas para a situação dos seus processos de aposentadoria. Segundo ela, alguns processos estão demorando mais do que o tempo de costume, o que tem deixado seus colegas apreensivos.

COMO FUNCIONA A TRIBUNA LIVRE?

A Resolução nº 144, de 21 de junho de 1989 prevê que: “O cidadão, membro da Diretoria Executiva de qualquer Associação de Classe, Clube de Serviço ou Entidade Comunitária do Município, que o desejar, poderá usar da palavra durante as reuniões ordinárias para opinar sobre qualquer assunto de interesse da Comunidade, desde que se inscreva em lista especial, na Secretaria da Câmara, até 48 (quarenta e oito) horas antes da reunião”.

Para se inscrever, o interessado deve apresentar o texto por escrito, da matéria sobre a qual vai falar. Se tiver alguma dúvida, entre em contato pelo telefone: (38) 3677-0300