PARLAMENTO JOVEM RETORNA À CÂMARA MUNICIPAL DE UNAÍ

por Daniel Salgado publicado 01/03/2023 16h46, última modificação 01/03/2023 16h46
Edição de 2023 terá como tema: “Jovem e Mercado de Trabalho”.

O protagonismo dos jovens unaienses ganhou destaque no dia primeiro de março de 2023, data em que a Câmara Municipal de Unaí recebeu representantes das escolas de ensino médio de nosso Município. Neste ano, o Plenário da Câmara Municipal de Unaí volta a ser palco do Parlamento Jovem de Minas. O tema escolhido neste ano foi “Jovem e Mercado de Trabalho”.

As vereadoras Nair Dayana (PSDB), primeira secretária da Câmara, juntamente com a vereadora Dorinha Melgaço (UNIÃO BRASIL) e o diretor da Escola do Legislativo, servidor Luiz Claúdio, receberam os alunos das Escolas Estaduais Delvito Alves da Silva, Dom Eliseu, Domingos Pinto Brochado, Eliza de Oliveira Campos, Juvêncio Martins Ferreira, Maria Assunes Gonçalves, Tancredo de Almeida Neves, Vigário Torres e Virgílio de Melo Franco.

Também estavam presentes a Diretora de ensino da Superintendência Regional de Ensino, Janaíla Carneiro de Freitas e diretores, vice-diretores e professores das escolas participantes.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de educação política e cidadã realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais. A edição de 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá a participação de 150 cidades, sendo 43 ingressantes, divididas em 20 polos.

Os objetivos do Projeto são: estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio; propiciar práticas democráticas, por meio de estudos, pesquisas, debates e negociações; estimular o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado e; incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.

O processo inclui teoria e prática. Ao longo do ano, os jovens alunos irão receber formações sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tramitação de projetos, serviços públicos e, é claro, sobre o tema proposto. Uma vez formados, os jovens parlamentares irão se reunir em grupos para a elaboração de propostas, que serão votadas pelos alunos nas etapas: Municipal, Regional e Estadual.

Para se inscrever no Projeto Parlamento Jovem 2023, basta estar cursando o ensino médio e entrar em contato com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Unaí, pelo telefone (38) 3677-0300