Jovens debatem sobre o sistema democrático.

por daniel — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h46
Lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem 2016 acontece durante o com o evento “Encontros com a política”.

Quem pensa que a juventude brasileira não se interessa por assuntos como política e cidadania precisa conhecer os alunos do Parlamento Jovem da edição de 2016.  Durante o lançamento oficial do projeto, que aconteceu durante o com o evento “Encontros com a Política”, os jovens unaienses assistiram a uma palestra sobre “Teoria Democrática, Representação e Participação Política" e surpreenderam quando foi aberto o espaço para perguntas. Assuntos como corrupção, segurança quanto ao sistema de votação brasileiro, voto obrigatório e pluripartidarismo foram abordados pelos alunos, que demonstraram o seu interesse e preparo acerca dos assuntos políticos e sociais de nosso país.

A palestra foi ministrada pelo Professor Wladimir Rodrigues Dias, que é juiz do Tribunal Regional Eleitoral, e professor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Dr. Wladimir admitiu que há uma crise na democracia participativa, mas não deixou de se mostrar otimista. “O caminho para sair da crise no sistema representativo é trazer para dentro este elemento participativo”, disse o Doutomagistrado ao ressaltar a importância de Projetos como o Parlamento Jovem, que trazem a população para mais perto de seus representantes.

Presidiu a cerimônia o Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Eugênio Ferreira (PMDB). Também fizeram parte da mesa de honra o Juiz Titular do TRE MG, e Professor da Escola do Legislativo da ALMG, Dr. Wladimir Rodrigues; o Superintendente Regional de Ensino, Professor Zeuman de Oliveira; o Major Walter Carlaid Borges, da Polícia Militar de Minas Gerais, e o Presidente da Câmara Municipal de João Pinheiro, Vereador Luiz Carlos Borges Ferreira.

Também estiveram presentes: José Job, diretor do Colégio Athos; Elaine Amaral, diretora da Escola Estadual Don Elizeu; Gleide Araújo, diretora da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves; Claudenice Ribeiro, diretora da Escola Estadual Vigário Torres e Luciana Souza, diretora da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco.