MAS, AFINAL, PRA QUE SERVE O PROCON?

por Daniel Salgado publicado 01/06/2020 16h55, última modificação 10/02/2021 17h34
Há quase 20 anos, o Procon Câmara de Unaí é uma referência em direitos do consumidor. Entenda o porquê.

Sempre que alguém faz uma compra, ou contrata um serviço espera, além de um bom atendimento, o cumprimento do contrato estabelecido. Serviços incompletos e produtos que não funcionam ou que apresentam defeitos com poucos dias de uso podem se tornar um grande transtorno para o consumidor. Idas e vindas ao estabelecimento, juntamente com várias ligações para o serviço de atendimento ao consumidor, podem ser um problema muito grande se a empresa que forneceu o produto ou serviço não admite o erro que cometeu. Diante disso, um grande número de pessoas recorre à justiça, nã esperança de reaver o dinheiro ou reparar o dano causado. E é nestas horas que o Procon entra em cena.

Desde o ano de 2001, o Procon Câmara de Unaí é uma referência em toda a região, na defesa dos direitos do consumidor. Mediador entre consumidores e estabelecimentos comerciais, o Procon atua no sentido de cumprir e fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor. O número de atendimentos cresceu bastante ao longo dos anos chegando a 3571 atendimentos simples (Informações Via Telefone / Extra Procon / Simples Consulta / Retorno /  Notificações / Conciliações e Declarações) e 2529 Atendimentos Registrados. O      percentual de atendimentos Solucionados é de 96.6%, ou seja, apenas 3.4 % precisam de intervenção do Poder Judiciário.

FUNCIONAMENTO DURANTE A PANDEMIA

Mesmo nestes tempos de pandemia, o Procon Câmara está desempenhado trabalhando normalmente, recebendo reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços, orientando os consumidores e fornecedores acerca de seus direitos de forma não presencial, entregando um tratativa efetiva ao consumidor, visando à proteção dos seus direitos resguardados no Código de Defesa do Consumidor. Somente neste ano de 2020, foram quase 900 casos atendidos, mantendo a média de mais de 95% dos casos resolvidos sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.

Os atendimentos presenciais foram suspensos temporariamente*. Porem O consumidor pode fazer sua reclamação, de 12:00 as 17:00h, através dos telefones:

3677–0325;

3677–0326;

3677–0327 ou;

3677–0328.

Caso o problema não for resolvido por telefone o atendente marcará um horário para realizar o atendimento presencial. Lembrando que o consumidor deve estar munido de equipamento de proteção (Mascara).

Outra alternativa é acessar o site: consumidor.gov.br. Em caso de dúvidas, estaremos à disposição. Os nossos atendentes estão preparados para buscar a melhor solução de forma simples e rápida, garantindo que sejam preservados os direitos de nossos consumidores.

Com uma média de 375 atendimentos por mês, o PROCON pode ser considerado uma referência em dinamismo e eficiência, com 95% dos casos resolvidos através de negociação e sem a necessidade da abertura de processos na Justiça.

*Os atendimentos presenciais no PROCON Câmara já foram reestabelecidos, conforme descrito na matéria abaixo:

PROCON CÂMARA ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE