Orçamento 2017

por daniel — publicado 11/11/2016 16h40, última modificação 14/08/2020 16h46
Unaí “aperta o cinto” e se prepara para 2017

Unaí, 11 de novembro de 2016

A Comissão de Finanças, Tributação, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Unaí realizou nesta terça feira, dia 08 de novembro, uma Audiência Pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei n.º 57/2016, que contem a Lei Orçamentária para o ano de 2017. A explanação ficou por conta do consultor orçamentário Eduardo Vieira.

Interessado, Waldir Wilson Novais Pinto Filho, contador e Vice Prefeito eleito nestas últimas eleições, esteve presente na Reunião, juntamente com o Professor e contador Nilton Garcia, e o jornalista Junei Martins. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais em Unaí (UNAPREV) se fez representado pela contadora e controladora Dilvânia Mendes.

A palestra deixou claro que haverão dificuldades para o próximo ano pois, apesar do aumento de 3,053% na receita, em números reais o Município enfrentará um decréscimo no orçamento devido aos números da inflação. Outro desafio será o de conseguir recursos do Estado e do Governo Federal, já que Unaí, como a grande maioria dos municípios no Brasil, tem a maior parcela de sua receita (67,86%) proveniente de recursos de transferências.

É importante lembrar que esta previsão pode se converter em números mais otimistas, tudo depende do aquecimento da economia nacional e consequente aumento da arrecadação pública.

Atualização:

06/12/2017

O Projeto de Lei nº 57/2016, que contém o Orçamento previsto para o Município de Unaí para o ano de 2017, foi aprovado em turno único durante a 41ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Unaí. O Projeto recebeu 27 emendas, sendo que a emenda de nº 2 foi retirada da pauta da Ordem do Dia a pedido do próprio autor.