504 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE.

por Daniel Salgado publicado 03/11/2021 14h08, última modificação 03/11/2021 14h08
Câmara realiza Reunião Solene para comemorar aniversário da Reforma Protestante

Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria. Ao som de cânticos de louvor a Deus, representantes das Igrejas Protestantes de Unaí se reuniram no Plenário da Câmara na noite do dia 27 de outubro para celebrar os 504 anos da Reforma Protestante. A inciativa do evento foi do vereador Rafhael de Paulo (PSL), que presidiu a reunião após a abertura oficial feita pelo Presidente da Câmara, vereador Paulo Arara (PSD). A mesa de honra também contou com o vereador Petrônio Nêgo Rocha (AVANTE), a Deputada Federal e vice líder do Governo Federal na Câmara, Greyce Elias (AVANTE), e o Assessor Especial no Ministério da Educação, Dr. Gustavo Brasileiro. Representando as Igrejas Evangélicas de Unaí, ocuparam seus ligares à mesa o pastor titular na Igreja Presbiteriana Renovada, e presidente do Conselho de Pastores e Dirigentes de Igreja em Unaí, o COPEDIU, Reverendo Eser Augusto Mendes e o pastor titular na 2ª Igreja Presbiteriana em Unaí e Presidente do Presbitério Alto Noroeste Mineiro, o PANM, Reverendo Lindemberg Sousa Costa.  

A leitura bíblica regimental teve caráter mais solene, ao ser ministrada pelo Pastor Eser Augusto Mendes, que também fez uma breve reflexão e proferiu uma benção aos presentes.

Em seguida, foi ministrado um MOMENTO DE ADORAÇÃO E LOUVOR, pelo Pastor Edinho e sua filha Anna Karen, que conduziram 2 cânticos, os quais foram acompanhados por toda a plateia.

O tema principal da reunião ficou a cargo do Reverendo Lindemberg Sousa Costa, que falou a todos sobre a importância da Reforma Protestante para a cultura ocidental. O Pastor iniciou fazendo menção ao dia 31 de outubro de 1517, quando o monge Martinho Lutero escreveu um extenso pergaminho criticando duramente a conduta de seus pares da Igreja Católica. As “95 teses”, como ficaram conhecidas, foram afixadas na porta da Igreja de Wittemberg, na Alemanha. Em sequência, Pastor Lindemberg falou sobre as profundas mudanças geradas em nossa sociedade a partir deste fato.

Os presentes ainda foram agraciados por uma apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana Setor de Mansões.

A tradicional entrega de títulos e certificados iniciou-se pela entrega de duas moções de congratulação. A primeira para “o Conselho de Pastores e Dirigentes de Igreja de Unaí, pelo trabalho que vem desenvolvendo, desde 1997, em prol da unidade da fé evangélica no munícipio de Unaí”. Em seguida, o vereador Rafhael de Paulo (PSL) entregou a moção ao “Reverendo Lindemberg Sousa Costa pelo trabalho que vem desenvolvendo, desde 2012, à frente da 2ª Igreja Presbiteriana do Brasil em Unaí, bem como pela presidência do Presbitério Alto Noroeste Mineiro – PANM, desde 2013”.

Na sequência, o vereador Petrônio Nêgo Rocha (AVANTE) efetuou a entrega do título de cidadania honorária a Deputada Federal Greyce Elias. Título este, aprovado em unanimidade nesta casa legislativa no dia 17 de Agosto de 2020.

Representantes das Igrejas Protestantes também receberam os certificados de homenagens por ocasião da Reunião Solene.

Ao final, o vereador Rafhael de Paulo (PSL) destacou a importância de que os espaços na política sejam ocupados também por aqueles que representam a religiosidade do povo brasileiro.