Câncer em Unaí e Região é assunto na Câmara Municipal

por daniel — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h46
Comissão de Saúde da ALMG debate a situação dos pacientes de câncer em Unaí e Região e a possibilidade da construção do Hospital Regional.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Unaí para debater sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes de câncer na Região Noroeste do Estado. A reunião foi solicitada pelo presidente da Comissão, Deputado Arlen Santiago (PTB), e aconteceu no dia 12 de maio de 2016. Segundo o Prefeito Municipal de Unaí, Delvito Alves, “a incidência de câncer na região Noroeste é maior do que em todo o estado de Minas Gerais, ou talvez até do Brasil”. Ele usou este argumento para justificar a necessidade de se construir um Hospital Regional de referência em oncologia em Unaí. Vereadores da Câmara Municipal de Unaí e representantes da Associação do Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (ANMECC), dentre outros presentes também defenderam a necessidade da construção do Hospital do Câncer em Unaí.

Atualmente, os pacientes de Unaí precisam viajar cerca de 700 km para receber o tratamento no Hospital de Câncer de Barretos (SP). Segundo a ANMECC um ônibus e uma van são disponibilizados, semanalmente, pela Prefeitura Municipal de Unaí para conduzir os pacientes até Barretos. Lá eles recebem alojamento e alimentação em uma casa disponibilizada pela Prefeitura de Unaí em parceria com a ANMEC.

O Deputado Arlen Santiago (PTB), que também é médico oncologista, reconheceu a necessidade da construção do Hospital mas disse que os pacientes de Unaí e Região precisam  de ações mais urgentes. Segundo o Deputado “O pior do câncer é a demora no diagnóstico e depois a demora no tratamento”. Arlen Santiago disse que a solução para os casos mais urgentes seria uma parceria com o Hospital de Patos de Minas “Estamos aqui com o Gerente Regional de Patos de Minas que afirmou que vai disponibilizar alguns serviços para poder atender à população de Unaí e da Região”. O deputado também cogitou transferir alguns procedimentos como cirurgias de cabeça e pescoço para o Hospital Mario Pena em Belo Horizonte.

Silvone Francisca de Oliveira, Diretora Executiva da ANMEC, disse que a possibilidade de encaminhar os pacientes para Patos de Minas pode ser uma grande ajuda, pois além da distância percorrida, “Alguns pacientes levam até 8 meses para fazer a primeira consulta”. Entretanto, uma possível dificuldade seria convencer os pacientes a se tratarem em Patos de Minas. Segundo Silvone, “Barretos (SP) se tornou referência na área. Lá são feitos todos os exames e todas as pessoas são atendidas da mesma forma. O paciente acaba não querendo ser tratado em Patos”.

Dificuldades para a construção do Hospital

O Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Petrônio Nego Rocha (PMDB) parabenizou a Comissão de Saúde pela Audiência Pública e relembrou as origens da ANMECC como instituição apartidária. Ele também fez duras críticas a alguns políticos que não estavam presentes na Reunião, mas que prometeram anteriormente a disponibilização de recursos financeiros para a construção do Hospital do Câncer. Segundo Petrônio, o não cumprimento destas promessas é “brincar com o sentimento e vida das pessoas”.

O protesto do Presidente da Câmara foi seguido pela Diretora Executiva da ANMECC, Silvone Francisca, que afirmou que “a obra do Hospital está orçada em R$ 50 milhões. Apenas o Centro de Prevenção está estimado em R$ 17 milhões. A Anmecc tem em sua conta R$ 939 mil. Não é possível iniciar a obra apenas com esse valor” disse Silvone.

O diretor da Gerência Regional de Saúde de Unaí, Luiz Araújo Ferreira, apresentou outra dificuldade. Ele afirmou que existe “uma Portaria do Governo Federal que estabelece os parâmetros para a organização da atenção oncológica, que considera, além da população, as distâncias até o polo regional de saúde”. Para Luiz Araújo, a baixa densidade demográfica e a grande extensão territorial fazem com que Unaí fique fora dos parâmetros exigidos para a construção do Hospital.

Fizeram parte da Mesa de Trabalhos: o Deputado Arlen Santiago; o Prefeito Municipal de Unaí, Delvito Alves; o Deputado Dilzon Melo, representando o Vice Governador do Estado de Minas Gerais; o Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Petrônio Nego Rocha (PMDB); o Diretor da Gerência Regional de Saúde em Unaí, Luiz Araújo Ferreira; o Diretor da Superintendência Regional de Saúde em Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia; o Vereador Zé Lucas (PR), Segundo Secretário da Câmara Municipal de Unaí e; o Prefeito de Paracatu (MG), Olavo Remigio Condé.

Também estivtavam presentes na reunião os Vereadores de Unaí: Adilson da Saúde (PR), Dorinha Melgaço (PDT), Netinho do Mamoeiro (PV), Paulo Arara (PSB), Paulo do Saae (PSL), representantes da ANMECC, além de autoridades de Municípios da Região, como Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, João Pinheiro, Paracatu e Vazante. A reunião também foi acompanhada por lideranças de Chapada Gaúcha, Riachinho e Urucuia (Norte de Minas) e de Rio Paranaíba (Alto Paranaíba).