Câmara de Unaí recebe o Projeto Parlamento Jovem pelo 3º ano consecutivo.

por daniel — publicado 10/03/2017 18h04, última modificação 14/08/2020 16h46
Realizada a cerimônia de lançamento do Projeto Parlamento Jovem Minas, edição de 2017

Unaí, 09 de março de 2017

A Câmara Municipal de Unaí recebeu alunos de escolas secundaristas do Município e diversas autoridades para a cerimônia de lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem Minas, edição de 2017. A cerimônia aconteceu no dia 9 de março de 2017, e foi uma realização da Escola do Legislativo.

Os primeiros discursos ficaram por conta das estudantes Katiene Silva, da Escola Estadual Vigário Torres e Ana Luísa, do Colégio Athos, que subiram à tribuna da Casa Legislativa para compartilhar suas experiências nas edições anteriores do Parlamento Jovem. Em seguida, os servidores Janaíla Cordeiro de Freitas (Assessora Pedagógica), Andreza Cássia de Conceição (Analista Educacional), e Eduardo Henrique Modesto de Moraes (Analista Educacional), da Superintendência Regional de Ensino (47ª SRE) fizeram uma palestra sobre “a Posição da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) em relação a reforma do ensino médio no Brasil”.

Estiveram presentes:

O Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Alino Coelho (PSDB);

O Presidente da Câmara de Bonfinópolis de Minas, Vereador Antônio Carlos Brandão (PSDB);

Os Vereadores da Câmara Municipal de Unaí, Shilma Nunes (PDT), Paulo Cesar Rodrigues (PSL), Tião do Rodo (PRP), Professor Diego (PR), e Paulo Arara (PSB);

A Diretora da E. E. Virgílio de Melo Franco, Vanilda Aparecida Palma Souza;

A Diretora da E. E. Domingos Pinto Brochado, Eliane Rosa do Amaral Ribeiro;

O Supervisor Escolar José Luiz Filho, representante do Diretor da E. E. Tancredo de Almeida Neves;

Os servidores Janaíla Cordeiro de Freitas (Assessora Pedagógica), Andreza Cássia de Conceição (Analista Educacional), e Eduardo Henrique Modesto de Moraes (Analista Educacional), da Superintendência Regional de Ensino (47ª SRE);

O Presidente do CEPASA, Ildeu Pereira, juntamente com os alunos do Projeto Jovem Aprendiz.

Histórico:

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia de Minas Gerais, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica e Câmaras Municipais de todo o Estado, com o objetivo de fomentar a educação política e cidadã junto aos nossos jovens alunos do ensino médio.

Na edição de 2017 participam 65 municípios mineiros, divididos em Pólos Regionais. O Pólo Noroeste de Minas é composto pelos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas e João Pinheiro.

O Projeto acontece desde o a ano de 2004, tendo sido expandido para todo o Estado em 2010, devido ao seu grande sucesso.

O município de Unaí iniciou sua participação em 2015, fazendo parte do Pólo Triangulo Mineiro. A Adesão da Câmara Municipal de João Pinheiro, em 2016, possibilitou a formação do Pólo Noroeste, trazendo o Projeto para o seio de nossa região. A edição de 2017 conta também com o Município de Bonfinópolis de Minas. O tema a ser debatido será: EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS.

Como funciona?

O Projeto inicia com a formação básica onde os alunos conhecem melhor o processo legislativo. Depois eles partem para a formação específica, que trata do tema de forma mais profunda. E é nessa fase que eles discutem os principais problemas e formulam soluções, através de propostas que serão aperfeiçoadas para serem discutidas e votadas nas PLENÁRIAS, que são reuniões dirigidas pelos próprios alunos, onde eles têm a chance de debater, melhorar, votar e rejeitar ou aprovar essas propostas, formando então o documento final da Plenária.

Serão 3 plenárias, a Plenária Municipal, a Plenária Regional e a Plenária Estadual onde as propostas aprovadas irão fazer parte do documento final do projeto, contendo as sugestões dos alunos de todo o Estado de Minas.

Estudantes do Ensino Médio interessados em participar do Projeto Parlamento Jovem podem entrar em contato com a Escola do Legislativo, que fica Av. José Luiz Adjuto, nº 117, Bairro Centro, Unaí-MG, Telefone: (38) 3676-1477.